Título: 70% só sairão à força, afirma líder
Autor: Maria Teresa de Souza
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2005, Internacional, p. A18

TEL-AVIV - Pouco antes do início da manifestação de ontem em Tel-Aviv, o líder da entidade dos colonos da Faixa de Gaza e Cisjordânia, o Conselho Yesha, Bentzi Lieberman, falou ao Estado sobre os próximos passos do movimento contra a retirada. Quais serão as próximas ações do Conselho Yesha?

Estaremos segunda-feira em Gush Katif (principal bloco de colônias na Faixa de Gaza) ou no posto de controle de Kissufim. Nossa meta é levar pelo menos 100 mil pessoas para lá para impedir este plano perigoso para o povo de Israel.

Mais de 40 mil soldados e policiais estarão lá. O que vocês farão para impedi-los de agir?

Ficaremos na estrada principal para Gush Katif. É a rodovia que os militares terão de usar para passar. Nosso objetivo é impedi-los de passar, mas atuaremos de modo pacífico. Não vamos furar a cerca de proteção para entrar em Gush Katif.

Mas a imprensa israelense diz que vários líderes locais dos colonos já negociam uma retirada pacífica.

Cada um tem sua maneira de enfrentar a situação. Acredito que 30% dos colonos sairão por conta própria. Os demais só sairão se forem removidos à força. Nós dissemos a (Ariel) Sharon que ele deveria fazer um referendo antes de desmantelar as colônias. Menachen Beguin (ex-primeiro-ministro) fez uma consulta popular antes de remover a colônia de Yamit, no Egito.

O sr. teme que a próxima meta de Sharon seja promover mais retiradas na Cisjordânia?

Não tenho medo. Mas tenho refletido sobre isso.