Título: Retirada obrigatória começa quarta-feira
Autor: Maria Teresa de Souza
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2005, Internacional, p. A18

OCUPAÇÃO: Israel ocupou a Faixa de Gaza e a Cisjordânia na Guerra dos Seis Dias, em 1967. ASSENTAMENTOS: Há 21 assentamentos na Faixa de Gaza abrigando 8.500 israelenses em meio a 1,4 milhão de palestinos. Todos serão removidos. Na Cisjordânia, há cerca de 120 assentamentos com 230 mil colonos em meio a 2,4 milhões de palestinos. Quatro desses assentamentos serão removidos.

RETIRADA: Cerca de metade dos colonos entrou com pedido de indenização do governo e muitos já começaram a deixar os assentamentos. No dia 15 começa a correr o prazo de 48 horas para que os colonos deixem suas casas voluntariamente. A partir do dia 17, soldados desarmados começarão a bater de porta em porta pedindo aos colonos que saiam.

SEGURANÇA: Os soldados israelenses receberam instruções para não usar armas de fogo, a menos que suas vidas estejam em perigo. Vários colonos prometeram resistir à retirada. Os grupos militantes palestinos prometeram manter a trégua. Cerca de 5 mil policiais palestinos, treinados pelas forças de segurança egípcias, manterão a ordem e impedirão saques nos assentamentos esvaziados.