Título: CNBB pede reforma política profunda e fim da reeleição
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2005, Nacional, p. A16

INDAIATUBA - A declaração que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgará nos próximos dias sobre a crise política conclama o povo a recuperar a esperança, apesar da indignação diante das denúncias de corrupção, e a aumentar sua participação nas decisões sobre os rumos do País, para fortalecimento da democracia. O texto, em fase final de discussão na 43.ª Assembléia-Geral do episcopado em Itaici, no município de Indaiatuba (SP), propõe o fim da reeleição, a limitação de cargos de confiança, a realização de uma profunda reforma política, a garantia de lisura nas campanhas eleitorais e uma rediscussão das relações entre Legislativo e Executivo, "fechando as brechas ao clientelismo". A versão provisória do documento receberá pequenas emendas no plenário.

"Esta crise está levando o povo ao desânimo e ao descrédito da ação política", afirma a declaração, acrescentando: "O uso de fontes escusas para o financiamento de campanhas eleitorais, o desvio de recursos públicos, a manipulação de empresas estatais em benefício de partidos e tantas outras denúncias provocam em todos nós a indignação ética."

A CNBB adverte que a indignação ética é estéril "se não se torna motivo de maior comprometimento pessoal com ações concretas, em favor do aprimoramento da ordem política". Em vez de se omitir ou de desistir, aconselham os bispos, "é indispensável aumentar a participação popular nas decisões sobre os rumos do País".

O texto alerta para a existência de duas faces da corrupção - a pessoal, "que deve ser não só investigada e punida, mas também prevenida", e a estrutural, "embutida no próprio sistema político-eleitoral brasileiro". Para o episcopado, "não se pode desperdiçar a oportunidade de aproveitar este momento para realizar uma profunda reforma política".

Reafirmando seu apoio às investigações que vêm sendo feitas por Polícia Federal, Ministério Público, Controladoria-Geral da União e CPIs, a declaração da CNBB adverte que "é importante manter o discernimento, a busca incansável da verdade, sem hipocrisia e sem prejulgamentos, para formarmos uma opinião pública esclarecida e operante".

A declaração termina com um voto de confiança no povo, "cuja cultura guarda valores de grande significação ética, como a solidariedade, a cordialidade e o senso de justiça".