Título: Publicitário lembra origem humilde e chora 4 vezes
Autor: Luciana NunesLeal Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - O marqueteiro Duda Mendonça chorou quatro vezes na CPI dos Correios. Ele se emocionou ao lembrar de sua família, da origem simples e da carreira bem-sucedida e garantiu que todo o dinheiro que ganhou como publicitário foi "honesto e limpo". "A idéia de vir aqui é abrir o meu coração sem nenhum limite de reserva com as coisas que aconteceram", disse, logo no início. "Só resolvi falar para não contaminar minha imagem." Em vários momentos, não conseguiu disfarçar a vaidade. "Muito me orgulha a mim e a minha família não ter um prêmio na área de publicidade que eu não tenha conseguido ganhar nos últimos 20 anos."

Duda reconheceu que pensou nos riscos de assumir a culpa. "Antes de vir para cá, pensei bem na decisão que estava tomando. Não há meia verdade. Se algo foi errado, vou confessar. Mas os erros são fiscais, não éticos."

Ele também lançou mão do discurso emocionado para falar de sua vida. Assim como o presidente Lula, lembrou sua origem "simples", o "pai artista" e a vida "bastante apertada" em Salvador. Por várias vezes repetiu que sua única preocupação era com sua mulher, sua irmã e seus 7 filhos, que o assistiam pela TV.

Oficialmente, a CPI ouviria ontem só Zilmar Silveira. Duda contou que não dormiu a noite inteira, pois anteontem, dia de seu aniversário - fez 61 anos, ficou até a madrugada depondo na Polícia Federal da Bahia. "Se me pagassem direito, eu não estaria passando esse vexame", disse. "Faço trabalho de marketing político e, pelo resultado que eu dei, me permite cobrar mais que outros."

Duda disse que no governo Fernando Henrique tinha as contas da BR Distribuidora, da Telebrás e do Banco Central. No de Lula, também tem 3: Petrobrás, Secom e Ministério da Saúde. Segundo Zilmar, os contratos têm valor 2 vezes maior que os do governo FHC.