Título: BAC Florida nega ter Valério como cliente
Autor: Fernando Dantas,Suely Caldas
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2005, Nacional, p. A6

Banco de NY também assegura que 'não há substância' no depoimento de Duda

NOVA YORK - O BAC Florida Bank negou ontem que o publicitário Marcos Valério seja um de seus clientes. À CPI do Mensalão, Duda Mendonça disse que a conta que abriu nas Bahamas recebeu remessas de Valério de vários bancos, incluindo o BAC. "Em primeiro lugar, qualquer dinheiro que tenha sido remetido para qualquer lugar pertence a clientes do banco e não ao próprio banco. Segundo, terei de investigar o assunto, pois não tenho de cabeça todas as contas do banco nem suas movimentação, mas posso garantir que nenhum Marcos Valério é cliente do BAC Florida Bank", declarou ao Estado o conselheiro-geral da instituição, Ruben Diaz. "Assim, é uma surpresa para mim que dinheiro de alguém chamado Marcos Valéria sairia do nosso banco."

Diaz considerou que a menção do BAC Florida Bank no depoimento de Duda foi inapropriada pelo fato de Valério não ser cliente do banco. O BAC Florida Bank, com sede em Coral Gables, na Flórida, foi fundado em 1972 e faz parte do BAC Credomatic Network, que inclui oito bancos na América Central, Caribe e Panamá, incluindo a maior emissora de cartão de crédito e de débito da região.

Já o Israel Discount Bank of New York (IDBNY), outro banco citado por Duda no seu depoimento à CPI, informou por meio de sua porta-voz, Mallory Stevens, que "não há nenhuma substância" nas declarações do marqueteiro sobre o IDBNY. A porta-voz não quis tecer maiores comentários, dizendo apenas que o banco não estava a par dos depoimentos na CPI. O banco tem sede na Quinta Avenida em Nova York, com um escritório de representação em São Paulo. Tem também uma subsidiária integral no Uruguai, que mantém escritórios em Porto Alegre e no Rio.