Título: PT começa a traçar plano para salvar Lula
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2005, Nacional, p. A12

Partido teme que abertura de processo de impeachment seja inevitável e monta esquema para garantir mandato do presidente

Temerosa de que a abertura de processo de impeachment contra o presidente da República seja inevitável após as revelações do marqueteiro Duda Mendonça, a cúpula petista, estarrecida, começou a traçar ontem a estratégia para preservar o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente do PT, Tarso Genro, reuniu às pressas parte dos integrantes da Executiva do partido e aproveitou encontro marcado com representantes de movimentos sociais para tentar garantir apoio político a Lula e ao partido. Manifestação contra a corrupção convocada pela UNE e outras entidades na próxima terça-feira, em Brasília, pode ser transformada em ato contra o impeachment. Tarso Genro negou ontem que as afirmações do publicitário atinjam diretamente o presidente, mas deixou claro que os movimentos sociais devem ir às ruas defendê-lo. Ouviu a promessa ontem de representantes de pelo menos 20 entidades, mas também várias reclamações sobre o afastamento do PT e de Lula das suas bandeiras originais. A principal crítica é contra a política econômica, também tema da manifestação. Dirigentes petistas tentam negociar o tom das cobranças, até porque o próprio Lula pode participar do ato. 'Mas somos autonomos e temos nossa pauta de reivindicações', ressaltou Rosane da Silva, da CUT.

Na reunião, a Executiva petista decidiu pedir uma audiência com o presidente Lula no dia do ato, ao lado dos movimentos sociais. Também cobra dele um pronunciamento à Nação, o que deve ocorrer hoje. 'Ele tem que admitir erros e chamar sua defesa', afirmou um dirigente. 'Os movimentos sociais aqui presentes estão dispostos a se mobilizar para defender o mandato do presidente', afirmou Tarso. Antes, negou existirem elementos para o impeachment, nitidamente irritado. 'Não há nenhum fato do próprio depoimento do Duda que atinja diretamente o presidente e nós do PT vamos defender o seu mandato e exigir que as investigações se aprofundem cada vez mais.' Para Tarso, porém, as informações são 'muito graves e 'mostram que havia uma articulação internacional totalmente irregular' a ser investigada. O secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, pôs em dúvida as declarações de Duda e pregou limites para a propaganda no rádio e na TV.

Pela manhã, Tarso havia feito apelo pessoal a Lula para que ele encampe a proposta da OAB e convoque o Conselho da República. Depois de ouvir Duda, reforçou o pedido. Na reunião com os movimentos sociais, relatou a preocupação com os possíveis crimes relacionados ao ocorrido, que extrapolam a esfera eleitoral.