Título: Lula reúne ministros hoje e faz pronunciamento sobre crise política
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2005, Nacional, p. A15

Depois das revelações de Duda Mendonça, presidente se diz perplexo, mas garante que está "limpo" e nada o atingirá

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará hoje um pronunciamento para se defender das suspeitas que cercam seu governo e seu partido. Lula vai falar na abertura de uma reunião com toda a equipe ministerial marcada para começar às 9 horas, na Granja do Torto. O discurso do presidente foi preparado com cuidado e será transmitido ao vivo pela Radiobrás, o que permitirá sua reprodução por emissoras de rádio e televisão. Será a primeira que Lula responderá diretamente às denúncias. Até agora, Lula só se pronunciou sobre elas ao discursar de improviso durante encontros com representantes de movimentos sociais ou festas de inauguração de obras. Nessas ocasiões, vinha evitando entrar no mérito das suspeitas, preferindo exaltar sua honestidade pessoal e prometendo punir de forma exemplar os eventuais culpados.

Diante das revelações feitas pelo publicitário Duda Mendonça, responsável pelo marketing de sua vitoriosa campanha em 2002, o presidente procurou demontrar tranqüilidade aos auxiliares com quem conversou na tarde de ontem. "Estou limpo, nada me atingirá", teria dito ele, segundo relato de interlocutores. Mesmo assim, há no Palácio do Planalto quem considere que a situação é grave.

Lula afirmou estar perplexo com os fatos que vêm sendo descobertos dia após dia. Disse que pode até ser chamado de omisso, por não ter acompanhado de perto a administração das finanças de sua campanha e do PT, mas assegurou que não tinha mínima idéia do que estava sendo feito pela cúpula do partido. "Estou tão surpreso como qualquer cidadão", teria dito.

Apesar do receio com o fato de as denúncias estarem cada vez mais perto de seu gabinete, Lula está convencido de que, mais do que se explicar, precisa dar sinais de que o governo não está paralisado por cauca da crise. "O presidente está mais preocupado com o salário mínimo aprovado pelo Senado do que com as últimas declarações de Duda ou as CPIs", comentou um auxiliar.

Na reunião de hoje, que deverá durar até a noite, Lula também vai apresentar à equipe de governo as diretrizes que pretende ver seguidas nos 16 meses que ainda restam de mandato. Ele tem repetido que os ministros nomeados depois do agravamento da crise política irão com ele até o último dia de sua gestão.

Ontem, pela terceira semana seguida, Lula se encontrou com o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. Na pauta, o acirramento da crise política. Mas, oficialmente, a informação é de que ambos conversaram sobre a pauta de votações e Severino Cavalcanti disse a Lula que as bancadas da oposição e do governo acertaram para a próxima terça-feira, dia 16, a aprovação da MP do Bem. Severino informou ainda a Lula que os líderes das bancadas oposicionista e governista formaram uma comissão com cinco deputados de cada lado para discutir e viabilizar a discussão das reformas política e eleitoral, o mais rápido possível.

Lula tem reiterado ainda que ainda vai continuar governando, vai continuar viajando e trabalhando, assim como gostaria que o Congresso continuasse votando o que tem de votar, independente das investigações que estão sendo realizadas pelas comissões parlamentares de inquéito.