Título: Importante é preservar Lula, diz embaixador
Autor: Jamil ChadeJair Rattner
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2005, Nacional, p. A7

"O importante agora é que o presidente da República seja preservado e que fortaleça sua capacidade de governar", afirmou ontem o embaixador brasileiro Antônio Paes de Andrade, depois de ter recebido o ex-ministro de Obras português, Antonio Mexia. Com essa frase, ele pretendia dar um fim ao episódio que nos últimos dias envolveu Mexia nas investigações da CPI dos Correios e acabava comprometendo o governo brasileiro. O embaixador Paes de Andrade, no entanto, não quis responder a questões apresentadas pelo Estado - principalmente sobre se teria tido algum contato com o publicitário mineiro Marcos Valerio Fernandes de Souza ou o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, nos últimos meses. "Eu não vou entrar nesse tema", afirmou de forma decidida o embaixador, que assumiu a Embaixada brasileira em Lisboa em 2003.

Anteontem, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) disse em seu depoimento à CPI Mista da Compra de Votos referiu-se a Marcos Valério como "o novo embaixador do Brasil em Lisboa". Era uma ironia diante da informação - sustentada por Jefferson e ontem negada em Lisboa - de que Valério teria sido apresentado ao ex-ministro das Obras Públicas e Comunicações de Portugal, Antônio Mexia, como consultor da Presidência brasileira, no encontro entre ambos em janeiro.

"Só posso dizer que a Embaixada não recebeu comunicações", disse Paes de Andrade. Irritado com as perguntas, ele insistiu: "O importante é que o sr. Antônio Mexia esclareceu os acontecimentos".

Depois da conversa entre Paes de Andrade e o ex-ministro português, a Embaixada e o governo ficaram encarregados de difundir no Brasil uma nota à imprensa com o esclarecimento de que Valério não havia falado em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o do governo do Brasil.

ITAMARATY

Representantes do Itamaraty em Lisboa lembram que, naquele mes de janeiro, os serviços que a Embaixada normalmente presta às autoridades não foram solicitados. Nenhum carro oficial, por exemplo, foi usado, pelo menos de forma oficial. Jefferson afirmou também que o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, teria feito freqüentes viagens a Portugal. Segundo Manuel Andrade, da coordenação do Núcleo do PT em Lisboa, Delúbio não passou por Lisboa.