Título: 'Não renuncio', diz João Paulo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2005, Nacional, p. A14

"Não vou renunciar, vou levar esse processo até o fim." Dizendo-se certo de que será absolvido num eventual processo de cassação, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (SP) apresentou pessoalmente ontem sua defesa diante da executiva do PT. O deputado admitiu ter recebido R$ 50 mil de Marcos Valério, sacados por sua mulher, Márcia Milanésio Cunha, mas disse não imaginava que esse dinheiro fazia parte de um esquema financeiro tão grande. João Paulo disse que os R$ 50 mil foram utilizados em pesquisas eleitorais em Osasco para avaliação de seu mandato. Afirmou que toda a operação foi feita com conhecimento do ex-tesoureiro Delúbio Soares e as pesquisas seriam de interesse do diretório nacional. As explicações, contudo, não foram muito bem recebidas. Alguns integrantes da executiva chegaram a qualificar as alegações de "história da carochinha".

Ele prometeu ainda apresentar um relatório por escrito ao comando do partido. Ontem foi aprovado o envio de ofício com pedido de explicações a parlamentares e dirigentes do partido que tenham sacado dinheiro das contas de Valério.

Cerca de 15 parlamentares e dirigentes deverão ser notificados a partir de hoje, com prazo de dez dias para resposta. Apenas João Paulo e João Magno (MG) prestaram esclarecimentos ontem. Paulo Delgado (MG) enviou a defesa por escrito. "Eles apresentaram seus motivos e suas razões, que serão avaliadas em outros momentos para verificar qual o encaminhamento que daremos", afirmou o presidente do PT, Tarso Genro, sem dar detalhes do teor da argumentação dos parlamentares.