Título: Dilma: reeleição não será negociada
Autor: João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2005, Nacional, p. A15

Em entrevista publicada ontem pelo jornal britânico Financial Times, a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, disse que o presidente Lula não admite desistir da disputa da reeleição em troca de um suposto acordo com a oposição para encerrar a crise política. "Não estamos negociando a sucessão presidencial", afirmou. "O governo não concorda com essa proposta de limitar (as investigações de corrupção)." Segundo o FT, as declarações de Dilma mostram um tom mais firme adotado nos últimos dias pelo Planalto, que permaneceu na defensiva boa parte dos últimos dois meses de crise.

Dilma insistiu em que o escândalo de corrupção se limita ao "financiamento irregular de campanha" no PT e em outros partidos. Ela também garantiu ao jornal britânico que as denúncias não atingem Lula. "O presidente não pode assumir responsabilidade por algo pelo qual não é responsável. Se é isso que eles (os oposicionistas) querem, ele não fará isso."

A ministra rebateu também as críticas de que o presidente teria sido alertado sobre o esquema de financiamento partidário ilegal em diversas ocasiões. Segundo ela, Lula enviou seu ex-coordenador político Aldo Rebelo para o Congresso para apurar a situação: "Assim que ele (o presidente) soube, tomou as medidas necessárias."

Segundo o FT, assessores presidenciais admitem nos bastidores que não estão seguros se integrantes do governo não estão envolvidos no escândalo, o que torna mais difícil para Lula um desmentido mais categórico de qualquer ato ilícito.

Ela admitiu que o governo errou ao não tentar implementar no início de seu mandato uma reforma política, que teria regulamentado o financiamento de campanha eleitoral e fortalecido a lealdade partidária.