Título: Equipe econômica é 'muito dura' mas juro vai baixar, diz presidente
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2005, Nacional, p. A15

Em reunião com 25 sindicalistas e dirigentes de movimentos sociais, o presidente Lula falou ontem da preocupação com as taxas de juros e afirmou que elas vão baixar "a curto ou médio prazo, mas sem data marcada". Segundo os sindicalistas, Lula disse que a equipe econômica é "muito dura" e informou ter recomendado a seus auxiliares que comecem "a pensar mudanças na política econômica com redução das taxas de juros". O encontro ocorreu no hotel em que o presidente se hospedou em Teresina. Segundo relato do presidente do Sindicato Nacional de Saúde e Previdência, José de Ribamar Souza da Silva, Lula teria dito: "Todos queremos que os juros sejam relaxados, porém a equipe econômica entende que ainda deve manter. Eu mesmo discordo. Tenho tido embates com o ministro Antonio Palocci para reduzir e acredito que há uma tendência a curto e médio prazo. Gostaria que a taxa caísse, mas tem o mercado, e estamos estudando. Não é nada da noite para o dia."

Na semana passada, em visita ao Rio Grande do Sul, o presidente dissera que a economia do Brasil ainda estava muito vulnerável. Na quarta-feira, em discurso em Teresina, recuou e disse que a economia está sólida.

Lula também afirmou que "continuará viajando pelo País porque é uma forma de enfrentar a crise". E garantiu que os responsáveis pela turbulência enfrentada pelo PT serão punidos. "É inaceitável um partido histórico estar nesta situação. O partido não pode ter fim", desabafou Lula, segundo Schuck.