Título: 'Alguma coisa, posso ter sabido'
Autor: Leonencio Nossa, Ângela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2005, Nacional, p. A4

Dirceu diz a amigos que não sabia de tudo o que se passava

RECIFE - O ex-ministro José Dirceu demonstrou a pessoas próximas estar muito abalado com todas as revelações. Avaliou que está sendo injustiçado, pois não pode ser responsabilizado por todos os possíveis atos que estão sendo questionados pela oposição. "Alguma coisa e outra, posso até ter tido algum tipo de conhecimento, mas não fiquei sabendo de tudo", disse a amigos. Dirceu deixou clara sua decepção em relação ao comportamento de Delúbio Soares. "O Marcos Valério não era homem ligado ao PT, ele (Delúbio) foi quem confiou de cara no Valério", reclamou o ex-ministro.

Ao desembarcar no aeroporto de Recife com a ex-prefeita Marta Suplicy e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Dirceu limitou-se a responder a uma pergunta sobre a crise, mais especificamente a revelação do publicitário Duda Mendonça de que o PT usou dinheiro do exterior na campanha de Lula em 2002. "Ele (Duda) falou o que era para dizer", comentou apenas.

Dirceu aproveitou a madrugada de domingo, quando era bem menor o movimento no Palácio do Campo das Princesas, para se despedir de Miguel Arraes. Antes de o sol nascer, deixou o Recife. Por pouco, não repetiu a façanha de passar por Recife num momento de turbulência política sem despertar a atenção pública. Nos anos 60, quando era procurado pela repressão militar, o então líder estudantil passou um dia na capital pernambucana. Ficou trancado num quarto de hotel na Praia de Boa Viagem e seguiu escondido num vôo para Lisboa, rumo ao exílio .