Título: Visita a doleiro cria polêmica
Autor: Diego Escosteguy, Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2005, Nacional, p. A8

Conversa com Toninho da Barcelona é contestada por Ideli

LONDRINA - Uma visita à penitenciária de segurança máxima de Avaré (SP) para ouvir o doleiro Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, divide os membros da CPI dos Correios. Programada para hoje, a visita foi contestada pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), para quem ela só poderia ocorrer se o plenário da CPI tivesse aprovado ant es. A visita foi de cidida ontem pelo presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MT), e está mantida, segundo o sub-relator de finanças da CPI, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). O Estado não conseguiu falar com Delcídio depois da reação de Ideli, para saber se ele manteria a visit a.

Segu ndo a revista Veja desta semana, Toninho da Barcelona escreveu a familiares dizendo-se disposto a revelar supostas movimentações financeiras que o PT teria feito no exterior desde 1989, quando o presidente Lula se candidatou pela primeira vez. O doleiro, que já foi considerado o maior do país, cumpre pena de 25 anos de prisão por sonegação fiscal e evasão de divisa s.

"Eles dev em estar com medo", reagiu Fruet, escalado para integrar a comitiva que pretende ouvir Toninho da Barcelona. Os outros membros da comitiva a Avaré são os senadores Heloísa Helena (PSOL-AL), Demóstenes Torres (PFL-GO) e Ideli, e o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP ).

"É evidente o intere sse político dessa visita", protestou Ideli, que disse ter-se comprometido apenas em participar de uma reunião com o secretário de Segurança de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, prevista para ocorrer na capital paulista, antes de a comitiva viajar a Avaré. A assessoria de imprensa de Saulo Abreu não pôde confirmar o en contro.

"Pa ra que tanta pressa em ouvir o Toninho da Barcelona, se ele está preso e, portanto, não pode ir a lugar algum?", questionou Ideli. Fruet acha que a suspeita de movimentação de contas no exterior durante tanto tempo é "gravíssima" e coincide com as revelações do publicitário Duda Mendonça, que disse ter recebido R$ 10,5 milh ões do PT no exterior.

Fru et entende que se a comitiva detectar consistência nas informações do doleiro, ele será convocado para depor no plenário da CPI. Com Saulo Abreu, os parlamentares vão discutir a possibilidade de o doleiro ser incluído no programa de proteção a testemunhas.