Título: Três ex-tesoureiros depõem na CPI
Autor: Diego Escosteguy, Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/08/2005, Nacional, p. A8

Expectativa é que Dirceu fique mais envolvido no caso da Portugal Telecom

BRASÍLIA - Vinte oito dias após o primeiro depoimento na CPI dos Correios, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, volta a depor no Congresso na próxima quarta-feira nas investigações sobre o suposto esquema de pagamento a parlamentares por troca de apoio político ao governo. Dessa vez ele vai depor na CPI do Mensalão, que já cruzou dados de sigilos fiscais e recolheu depoimentos que serão usados contra o ex-tesoureiro. "A tese da operação Paraguai, já foi para o espaço. Já sabemos de operações externas em offshores e paraísos fiscais", afirmou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE). "Delúbio vai ter muitas surpresas porque as investigações evoluíram muito", continuou o deputado. Para Jungmann, o foco do depoimento deverá ser a origem do dinheiro e seus destinatários.

Além de Delúbio, a CPI do Mensalão vai ouvir amanhã outros dois ex-tesoureiros: Emerson Palmieri, do PTB, e Jacinto Lamas, do PL. Com Palmieri a CPI vai tentar avançar nas investigações sobre supostas negociações com a Portugal Telecom na busca de recursos para o pagamento de campanhas.

De acordo com o presidente licenciado do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), Palmieri e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, da SMPB e DNA propaganda, foram a Portugal orientados pelo deputado José Dirceu (PT), ex-ministro da Casa Civil.

A expectativa de integrantes da CPI é que os depoimentos poderão envolver mais Dirceu no caso referente à Portugal Telecom. Sábado passado o jornal português Expresso publicou que Delúbio teria estado dez vezes em Portugal.

Paralelamente às investigações da CPI, o Conselho de Ética da Câmara prossegue no processo de cassação de deputados supostamente envolvidos no mensalão. Nesta semana termina o prazo para que Dirceu apresente sua defesa prévia escrita e, amanhã, o deputado José Borba (PMDB-PR) vai depor como testemunha no processo de cassação de Jefferson. Borba aparece na lista entregue pela SMPB à CPI dos Correios como beneficiário de saques nas contas da empresa de Valério no valor de R$ 2,1 milhões. O pedido de cassação do mandato de Borba está em fase preliminar na corregedoria da Câmara e não tem prazo para seguir ao Conselho.

Na CPI dos Bingos estão previstos quatro depoimentos nesta semana. Na quarta o dos ex-diretores da Caixa Econômica Federal Valderi Albuquerque e Mário Haag e, na quinta, os de Paulo Bretas, ex-vice-presidente da Logística da Caixa, e Carlos Cartell, ex-superintendente de projetos.