Título: Após fábrica ser fechada, Taiwan cria museu
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2005, Economia & Negócios, p. B10

TAISHAN, TAIWAN - A Barbie está retornando para uma cidadezinha de Taiwan onde as bonecas loiras eram fabricadas para a Mattel há cerca de 20 anos. Mas em vez de voltar para a linha de montagem, está mostrando seus modelitos num museu criado em sua homenagem. Desde a abertura do museu, no ano passado, Taishan - uma cidade na periferia de Taipé mais conhecida por suas fábricas e oficinas mecânicas do que pelo turismo - já atraiu 30 mil visitantes. Apesar de existirem outros museus maiores dedicados à Barbie, da Califórnia à Alemanha, os modelos expostos em Taishan são únicos porque forem reunidos pelos ex-funcionários da Mattel, que fechou a fábrica com o êxodo para áreas de mão-de-obra mais barata, como China e Sudeste Asiático.

"Tínhamos muito orgulho em fazer a Barbie de melhor qualidade daquela época", disse o prefeito de Taishan, Lee Kuo-Shu. No auge, cerca de 8 mil pessoas faziam parte da folha de pagamento da Mattel, incluindo operários, fornecedores de matérias-primas e costureiras. Muitos ex-trabalhadores ainda lembram como se faz uma Barbie, e relatam como ondulavam o cabelo da boneca com pauzinhos e assentavam as mechas com o vapor das panelas de cozinhar arroz.

As técnicas de fabricação evoluíram rapidamente e a fábrica de Taishan trouxe para Taiwan a reputação de uma eficiente fabricante para marcas internacionais. Ao abrir, em 1967, eram produzidas 180 pernas de plástico por turno de oito horas. Mais tarde, esse número chegou a 2 mil. "Toda a nossa vida social dependia da Barbie. Fiz as coisas mais importantes da minha vida naquela empresa", conta Teng Cheng-Ming, ex-funcionário, hoje com 57 anos. "Até me casei com uma garota da Mattel ", sorri, falando do apelido das funcionárias.

Mas enquanto Taiwan entrava para o ranking das economias emergentes dos Tigres Asiáticos e desenvolvia sua produção, as empresas de produção intensiva começaram a migrar para a China para conter custos. Taishan ficou devastada quando a Mattel fechou sua fábrica, em 1987. Um terço dos 10 mil habitantes ficou desempregado e outras empresas, como bares e pequenas fábricas, também fecharam.

Mesmo assim, a Barbie continuou tão viva na memória dos taishaneses que, nostálgicos, eles construíram o Museu da Boneca de Taishan para abrigar mais de 800 bonecas fabricadas na região. A cidade pretende passar, assim, sua história para novas gerações e recuperar a fama de fabricante de bonecas, podendo até fabricar um modelo próprio.

Para dar ao museu um toque local, muitas das bonecas estão vestidas com coloridas roupas tradicionais de Taiwan e com roupas aborígines. Em setembro, 600 bonecas do museu embarcarão para o Canadá para uma exposição. A Mattel não comentou a iniciativa de Taishan, mas o curador do Museu da Boneca, Wang Kuei-Lan, disse que um executivo da empresa visitou o local em dezembro e ficou impressionado.