Título: Receio de impunidade é generalizado
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2005, Nacional, p. A14

O desenrolar do trabalho das CPIs no Congresso vai definir a estratégia de ação de uma parcela considerável do movimento estudantil. "Por enquanto vamos ficar de olho no Congresso. Se as CPIs fizeram corretamente seu trabalho, será suficiente", diz o estudante de economia Gabriel Sidi, de 20 anos, do Diretório Acadêmico Eugênio Gudin, da Universidade Mackenzie, de São Paulo. O estudante de direito Fernando Borges, que se elegeu presidente do Centro Acadêmico 11 de Agosto à frente da polêmica chapa Escória, que rompeu com os tradicionais grupos políticos do Largo São Francisco, também mira as CPIs: "A cada dia surgem novas surpresas, novos problemas para o presidente. Mas é preciso investigar tudo, analisar os casos com cautela e debater bastante antes de se fazer propostas como a do impeachment."

O receio de que as CPIs não cumpram suas funções, deixando de punir os culpados, é generalizado. Uma pesquisa realizada em julho pelo Centro de Integração Empresa-Escola de São Paulo, num universo de 573 jovens matriculados em cursos de nível médio e superior, revela que 64% deles não crêem na eficácia das CPIs.

Outro fator que deve ajudar a determinar o rumo das ações do movimento estudantil é a influência dos partidos políticos. O PT, sobretudo seus setores mais moderados, agrupados no Campo Majoritário, do ex-ministro José Dirceu, estão perdendo força. Uma parte dos estudantes petistas já migrou para o PSOL, mais à esquerda, da senadora Heloísa Helena. Entre os que ficam no partido aumenta a simpatia pelas tendências de esquerda, que propõem o rompimento com o modelo neoliberal.

De acordo com Rodrigo Nascimento, de 20 anos, que estuda letras e participa da coordenação do Diretório Central da Unicamp, em Campinas, o movimento estudantil vive um momento difícil: "O PT era referência histórica de esquerda, mas acabou descaracterizando as bandeiras que levantou, causando uma revolta muito grande."