Título: 'Vim por motivos financeiros'
Autor: Maria Teresa de Souza
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2005, Internacional, p. A18

LILIAN NATIV, DE 48 ANOS

Lilian Nativ está feliz por deixar a colônia de Rafiah-Riam, no sul da Faixa de Gaza, onde vive há quase 14 anos. Ela e os três filhos se apressam em colocar objetos em grandes caixas entregues pelo Exército, que virá buscar a mudança hoje (domingo), embora ela ainda não saiba para onde será levada. "Vamos ficar por enquanto num hotel. Meu marido está no norte, na Galiléia, procurando alguma casa para morarmos", diz Lilian, uma judia que nasceu no Egito e viveu em Ashdod, no sul de Israel, antes de mudar para Rafiah-Riam, perto da fronteira egípcia. "Não vim por motivos religiosos nem ideológicos. Em 1991, estávamos numa situação financeira difícil. Na época o governo dava incentivos para casais novos virem para as colônias. Era tempo de paz. Quando cheguei e vi o mar, a casa bonita e o Egito ali do lado, me apaixonei", conta. A família de Lilian começou a ser perseguida no Egito depois da guerra de 1967, por isso emigrou para Israel. Ela estava com 7 anos e gostava do Cairo. "Aqui em Rafiah dá pra ouvir os muezins chamando para as orações nas mesquitas, igual no Cairo."

A situação da família se complicou no ano passado, depois que os colonos de Gush Katif começaram a boicotar a pizzaria de seu marido pelo fato de ter aceitado receber a visita de um grupo de deputados de esquerda, favoráveis à retirada da Faixa de Gaza. "Agora só os soldados compram pizza", diz, rindo. Lilian também já estava cansada dos ataques de extremistas palestinos de Rafah, que sempre miravam na pizzaria. Por sorte, conta, tinham má pontaria.

Sua casa tem quatro quartos, jardim e ela receberá uma indenização de US$ 200 mil, o que é pouco para a compra de um imóvel em outras partes de Israel. "Acho certo a entrega da Faixa de Gaza para os palestinos. Se os terroristas voltarem a atacar, o Exército vai poder entrar no território e agir até com mais rigor porque agora não haverá mais colonos aqui". Lilian diz que gostava de (Ariel) Sharon, mas agora está com raiva dele porque considera sua indenização pequena e o marido ficará desempregado.