Título: Morte de americano pára pesquisa no AM
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2005, Metrópole, p. C3

MANAUS - Um policial militar está entre os suspeitos do assassinato do arqueólogo americano James Petersen, de 51 anos, no sábado, durante assalto a um restaurante em Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus. O PM e outros três acusados estão foragidos. Três homens foram presos pelo crime, incluindo um menor. Um assaltante confessou que agiu sob efeito de cocaína, mas a polícia acredita que todos haviam consumido droga. Janderson Pereira da Silva, de 23 anos, apontado como o autor do tiro que matou o arqueólogo, admitiu o uso de cocaína. Ele e Irison Cornélio de Oliveira, de 18 anos, estão na delegacia de Iranduba. Os dois têm passagem pela polícia por assalto e porte de droga. O menor foi detido em uma casa perto do restaurante.

Na hora do crime, 18h30, Petersen estava jantando com três colegas, dois americanos - seu aluno em Vermont Charles Randall Croner e o professor Robert Tartone, da Universidade do Maine - e o brasileiro Eduardo Góes Neves, da USP.

Ninguém reagiu e os ladrões já estavam saindo quando um se voltou e atirou em Petersen. O corpo deve seguir hoje para o Rio e, amanhã, para Burlington, onde Petersen morava com a mulher.