Título: Estatal tenta acelerar produção de gás
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/08/2005, Economia & negócios, p. B4

Risco de desabastecimento previsto para 2010 leva Petrobrás a antecipar previsões

RIO - Diante do risco de desabastecimento de gás no País previsto para 2010, e impedida de fazer novos investimentos para importar mais combustível da Bolívia (por causa da elevação dos tributos sobre a produção naquele país), a Petrobrás está correndo contra o tempo para pôr em funcionamento o campo de Mexilhão, na Bacia de Santos, até meados de 2008, prazo anterior a todas as previsões divulgadas até o momento. Mesmo sem ter encerrado as negociações iniciadas no fim do ano passado para a composição de uma parceria com a espanhola Repsol YPF para a exploração do campo, a estatal já deu entrada com o pedido de licenciamento ambiental no Ibama e pôs na rua a licitação para adquirir equipamentos para a montagem da plataforma fixa. A unidade terá capacidade para produzir 12,5 milhões de metros cúbicos (m3) de gás natural por dia. A perspectiva é de que o campo possa produzir durante cerca de 50 anos. Suas reservas estão estimadas em 75 bilhões de m3.

Dez empresas foram convidadas a disputar as encomendas, algo entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões, sem considerar a construção de uma unidade de processamento de gás natural, provavelmente em Caraguatatuba, litoral norte do Estado de São Paulo. Para fazer a ligação de 145 quilômetros entre a plataforma e o continente, a Petrobrás vai aproveitar os 118 quilômetros de tubos que já havia comprado da Confab para construir um oleoduto da Bacia de Campos a São Paulo, projeto cancelado no ano passado. Com isso, precisará apenas adquirir o restante, o que deve agilizar ainda mais a operação.

Os tubos têm capacidade para transportar até 50 milhões de m3 de gás por dia, dependendo do nível de compressão (mais do que o Gasoduto Brasil-Bolívia, com capacidade para 30 milhões de m3) e poderão ter acoplados novos campos nos quais a Petrobrás registre descobertas de gás na região.