Título: Na terra sofrida, um fato raro: comemorações
Autor: Greg Myre
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/08/2005, Internacional, p. A17

Palestinos de Gaza programam passeatas e festas como se estivessem no fim de uma entusiasmada campanha eleitoral

GAZA - Nesta terra de pobreza, violência e sonhos frustrados de se tornar um Estado, os palestinos estão se preparando para um evento dos mais raros na Faixa de Gaza: uma comemoração. A Autoridade Palestina está planejando passeatas como se estivesse na reta final de uma campanha eleitoral. Pequenas oficinas de costura desovam milhares de bandeiras palestinas, camisetas e mochilas proclamando "Hoje Gaza, amanhã a Cisjordânia e Jerusalém". Essa mensagem, que tenta dar aos palestinos a esperança de que a retirada não vá se limitar a Gaza, não é exatamente o que os israelenses querem ouvir.

A retirada por Israel de colonos e soldados judeus da Faixa de Gaza, numa operação prevista para começar segunda-feira, produziu ao menos uma pequena onda de otimismo entre os moradores da faixa. Por exemplo, pela primeira vez em décadas eles poderão viajar para o exterior sem pedir permissão a Israel.

A Autoridade Palestina está enviando funcionários de porta em porta, preparando as famílias para a retirada. Esta, pelas mensagens oficiais, soa como um furacão vindo do Mediterrâneo. As famílias são aconselhadas a estocar alimentos, água e remédios para o caso de a retirada ficar turbulenta e as forças de segurança de Israel impuserem toque de recolher e fechamento de lojas.

Um panfleto que está sendo distribuído em cada casa de Gaza responde a perguntas como "Vou poder chegar ao trabalho na zona industrial de Gaza durante a retirada?" Resposta: "Não está claro." Enquanto os palestinos contam os dias para a saída israelense, muitos compartilham o desejo de percorrer o local dos 21 assentamentos judaicos e olhar de perto as casas com telhados vermelhos e pequenos jardins. Mas depois da partida, as forças militares derrubarão mais de 1.500 casas nos assentamentos, medida aprovada pelos palestinos, para constrüção de prédios.

Quando os soldados partirem e a Autoridade Palestina assumir o controle, seu primeiro passo será enviar equipes técnicas para inspecionar os assentamentos e garantir sua segurança. Depois, a AP planeja levar moradores de Gaza em excursões para ver o que sobrou dos assentamentos, mas isso só deve ocorrer em outubro.