Título: Contatos com Buratti foram sociais, diz Palocci
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/08/2005, Nacional, p. A15

Ministro divulga nota para explicar telefonemas de ex-assessor para sua casa

BRASÍLIA - O Ministério da Fazenda divulgou nota oficial ontem para afirmar que os contatos do ministro Antonio Palocci com o seu ex-secretário Rogério Tadeu Buratti, nos últimos anos, foram "apenas sociais e esporádicos". A nota é uma resposta à CPI dos Bingos, que confirma a existência de ligações telefônicas de Buratti para a casa do ministro. Buratti, ex-secretário de governo de Palocci, quando este foi prefeito de Ribeirão Preto, é acusado de tentar extorquir R$ 6 milhões da Gtech para a renovação de contrato com a Caixa Econômica Federal.

Na nota, o Ministério da Fazenda afirma que os eventuais telefonemas feitos por Buratti à residência, em Brasília, foram provavelmente tentativas de contato que não prosperaram. A nota acrescenta que o ministro está acompanhando as investigações, assim como a conclusão da apuração da troca de telefonemas entre Buratti e os assessores do Ministério.

O ministro, que nas últimas semanas tem se mantido distante da crise e evitado declarações públicas, encerra a nota afirmando que está "aberto para novos esclarecimentos, se forem necessários".

A descoberta dos contatos telefônicos de Buratti com a casa de Palocci foi feita pela CPI dos Bingos, enviada pelo Ministério Público de São Paulo. Por essa lista, são enumerados os cinco telefones para os quais Buratti mais ligou até fevereiro do ano passado. O número da casa de Palocci é justamente o quinto mais acionado pelo seu ex-assessor.

O número campeão de contatos acabou surpreendendo os integrantes da CPI dos Bingos. O número mais acionado é o da cafetina Jeany Mary Corner, investigada pela CPI dos Correios e apontada como organizadora das festas com garotas de programa que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza supostamente patrocinava em Brasília para políticos e empresários.

A íntegra da nota é a seguinte:

"A Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Fazenda informa:

1. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci reitera que seus contatos com o senhor Rogério Tadeu Buratti foram, nos últimos anos, apenas sociais e eventuais. Esporádicos.

2. O ministro Antonio Palocci recebeu a informação de que constavam registros de dois ou três telefonemas do senhor Rogério Tadeu Buratti para a sua residência em Brasília.

3. Estes eventuais telefonemas foram provavelmente tentativas de contato que não prosperaram.

4. O ministro Antonio Palocci acompanha o avanço e a conclusão das investigações dos órgãos competentes. O ministro Antonio Palocci aguarda também a conclusão das investigações sobre trocas de telefonemas entre o senhor Rogério Tadeu Buratti e atuais assessores.

5. O Ministério da Fazenda está aberto para novos esclarecimentos, se forem necessários."