Título: Delúbio depõe hoje na Comissão de Ética petista
Autor: Guilherme Evelin
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2005, Nacional, p. A8

Depois de dois adiamentos, a Comissão de Ética do PT vai finalmente hoje ouvir, a partir das 10 horas, o ex-tesoureiro Delúbio Soares no processo disciplinar interno que poderá levar à sua expulsão do partido. A comissão ouvirá também as oito testemunhas de defesa indicadas pelo ex-tesoureiro - entre elas, há presidentes de diretórios estaduais e municipais, inclusive capitais, mas nenhum parlamentar. A inquirição de Delúbio será feita, a portas fechadas, pelos cinco integrantes da comissão: Lene Teixeira (MG), Luix Costa (RS), Maria Rosa Lazinho (SP), Jonas Paulo (BA) e Luiz Turco (SP). A oitiva é a primeira providência de peso tomada pela Comissão de Ética. Aberta em 19 de julho, a investigação interna do PT sobre as denúncias do mensalão tem andado a passos lentos desde então e se limitou a recolher documentos já obtidos pelo Congresso, pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal.

A investigação tem sido tumultuada pelas disputas internas e pelas divergências entre os dirigentes do PT sobre como aplicar uma punição ao ex-tesoureiro, responsável pela montagem de um esquema de caixa 2 em parceria com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza que financiou boa parte das campanhas do partido em 2002 e 2004.

O depoimento de Delúbio foi marcado inicialmente para o dia 31 de julho, mas sofreu o primeiro adiamento por causa de uma suspeição levantada contra Danilo de Camargo, ex-coordenador da Comissão de Ética e ligado ao Campo Majoritário, tendência que comanda o partido e à qual estão filiados os principais dirigentes.

Camargo venceu uma votação na Executiva Nacional para permanecer no cargo, mas acabou renunciando por não ter obtido o aval do triunvirato - o presidente do PT, Tarso Genro, o secretário-geral, Ricardo Berzoini, e o tesoureiro, José Pimentel -, que assumiu a direção do partido com a missão de livrá-lo dos métodos de gestão do grupo do ex-ministro José Dirceu.

O segundo adiamento ocorreu depois do pedido de afastamento temporário apresentado por Delúbio ao Diretório Nacional, durante a reunião em que foi discutida uma proposta de expulsão sumária do ex-tesoureiro apresentada pela esquerda do partido. O pedido abortou a aplicação de uma sanção pelo PT.

Convocada para substituir Camargo, a nova coordenadora da comissão, Lene Teixeira, vereadora em Ipatinga (MG), começou seu trabalho na semana passada, mas já enfrenta também críticas internas.Uma delas é que a comissão não tomou nenhuma providência ainda para ouvir as duas secretárias que trabalhavam com Delúbio na Secretaria de Finanças.

Uma delas, Solange Pereira de Oliveira, fez saques em dinheiro vivo das contas de Marcos Valério, acatando determinação do Delúbio. "Ouvir as explicações das duas secretárias é mais importante até do que tomar o depoimento dos parlamentares que sacaram dinheiro de Valério", avalia um dirigente partidário.

A comissão também não tomou a iniciativa de chamar o ex-secretário-geral Silvio Pereira a prestar depoimento - mesmo com seu pedido de desfiliação, o presidente Tarso Genro disse que ele poderia ser convidado a dar explicações sobre a sua atuação na direção do PT. Segundo argumenta Luiz Turco, um dos integrantes da comissão, a opção da investigação foi ouvir Delúbio antes de decidir pela oitiva de outras testemunhas.