Título: Mercadante espera baixas no partido
Autor: Vera Rosa e Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2005, Nacional, p. A11

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse ontem que a gravidade da crise enfrentada pelo PT pode levar o PT a sofrer outras baixas, além do senador Cristovam Buarque (DF). "Em um momento de crise grave, como a que o partido atravessa, seguramente teremos outras perdas." Indagado sobre a possibilidade de ele próprio deixar o PT, Mercadante insistiu que pretende trabalhar para que o partido recupere seus valores. "Se for possível, vou continuar participando", disse.

Ele afastou também a hipótese de o presidente Lula deixar o PT. "Não vejo nenhum movimento dele nesta direção", reiterou, insistindo em que Lula tem um papel que vai muito além do PT e não pode ser responsabilizado pelos "graves erros" de alguns dirigentes do partido.

Ao passar pelo Diretório Nacional, em São Paulo, Mercadante disse que a saída de Cristovam é uma perda para o partido, mas ele já pensava nisso há tempo. "Quando esteve no Ministério da Educação, ele começou a demonstrar insatisfação com o PT e a crise acelerou o processo."

Mercadante discorda que já exista embasamento jurídico para pedido de impeachment contra Lula, como disse em entrevista ao Estado o presidente da OAB, Roberto Busato. "Acho que não existe nenhuma base legal, nem política nem moral. O que precisa ser feito agora é continuar investigando."

O senador disse acreditar que Lula não participou das irregularidades. "Acho que, infelizmente, alguns colaboradores traíram sua confiança, abusaram da função que exerciam, mas tudo será apurado e essas pessoas serão identificadas e punidas. Este é o desejo do presidente."