Título: Tarso quer Dirceu fora e pacote de punições
Autor: Vera Rosa e Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2005, Nacional, p. A11

BRASÍLIA - O presidente do PT, Tarso Genro, decidiu apertar o cerco contra o ex-chefe da Casa Civil e deputado José Dirceu (SP) e o seu grupo político. Em conversas reservadas, Tarso disse que não disputará a presidência do partido na eleição interna, marcada para 18 de setembro, se Dirceu continuar na chapa do Campo Majoritário - ala que controla 60% dos cargos na direção petista. Não é só: na reunião marcada para hoje, em Brasília, a Executiva Nacional do PT poderá encaminhar Dirceu e vários deputados ligados a ele para a Comissão de Ética. "Cresce na base do partido a sensação de que as explicações dadas até agora por todos os petistas citados nessa crise são insuficientes", afirmou o secretário-geral do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). A CPI dos Correios descobriu que os deputados João Paulo Cunha (SP), ex-presidente da Câmara, Professor Luizinho (SP), José Mentor (SP), Paulo Rocha (PA) e Josias Gomes (BA) aparecem na lista dos beneficiados por saques de contas do empresário Marcos Valério de Souza, apontado como operador do mensalão.

Da ala esquerda, o secretário de Formação Política do PT, Joaquim Soriano, usará como argumento para pedir explicações aos companheiros uma afirmação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pronunciamento de sexta-feira. Depois de dizer que se sentia traído por "práticas inaceitáveis", Lula foi taxativo: "Se estivesse ao meu alcance, já teria identificado e punido exemplarmente os responsáveis por esta situação." A "deixa" de Lula foi combinada com Tarso.

"Como Dirceu organizou o Campo Majoritário e coordenou a campanha do Lula, é muito pouco provável que ele agora possa dizer que tudo o que está acontecendo é problema do PT", disse Soriano. "Sem prejulgamento, achamos que todos os citados devem ter a filiação no PT suspensa enquanto são ouvidos na Comissão de Ética." Para Berzoini, os próprios deputados deveriam se colocar "à disposição" para evitar mais constrangimentos ao PT.

Na prática, Tarso se aliou à esquerda e ao Movimento PT, facção de centro, para "destronar" Dirceu. Nos bastidores, Tarso conta com o apoio de Lula. O ex-chefe da Casa Civil, porém, continua negando ser o chefe do mensalão, como acusou o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Dirceu enfrenta processo no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar e pode ter o mandato cassado. "Não há prova concreta contra mim", insiste. "Tenho as mãos limpas."

A reunião de hoje da Executiva contará com a presença de prefeitos e governadores do PT e marcará mais um enfrentamento entre Tarso e Dirceu. Ex-líder do governo na Câmara, Professor Luizinho promete "lutar até o fim" contra a hipótese de ser submetido à Comissão de Ética e suspenso do partido. "É inaceitável punir quem foi envolvido sem saber do que se tratava", comentou. "Não devo nada, não cometi nenhum crime." Luizinho alega que, orientado pelo ex-tesoureiro Delúbio Soares, seu assessor sacou R$ 20 mil para aplicar em campanhas de candidatos a vereador.