Título: Presidente do banco pede devassa
Autor: Sheila D'Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2005, Nacional, p. A12

BRASÍLIA - Por causa do envolvimento na crise, o presidente do Banco do Brasil, Rossano Maranhão, determinou uma devassa na área de marketing e em três subsidiárias do banco: a Cobra, de informática, a BB DTVM, responsável pela administração de recursos de terceiros, e o Banco Popular. A BB DTVM já passou por auditoria sem sinal de problema, mas nos outros casos há denúncias de irregularidades, segundo explicou Maranhão. Na Diretoria de Marketing 10 pessoas foram afastadas, incluindo o ex-diretor Henrique Pizzolato, gerentes, chefes de divisão e assessores. Pizzolato, acusado de receber mais de R$ 300 mil de empresas de Marcos Valério, pediu aposentadoria e outros dois funcionários se demitiram. Os demais aguardam a conclusão da auditoria.

"É importante ressaltar que não há suspeição nas áreas operacionais do BB. Temos 38 auditores fazendo devassa na área (marketing) e o que for observado de má conduta será encaminhado ao Ministério Público." Maranhão disse que a auditoria deve ser concluída em 30 dias.

Na Cobra, segundo ele,14 auditores apuram denúncias, como a suspeita de desvio de recursos em contratos, entre eles um com o Banco do Nordeste que foi impugnado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No fim de junho, Maranhão já determinara a reestruturação na empresa, com extinção de duas vice-presidências, substituição do diretor de negócios e criação de uma controladoria.

No Banco Popular, 10 auditores verificam se 270 mil clientes de redes de varejo com as quais o banco tem convênio foram incluídos indevidamente como correntistas, inflando artificialmente a base de clientes. Maranhão também deve anunciar nos próximos dias o nome do novo presidente: o atual, o petista Geraldo Magela, sairá do cargo para disputar a eleição de 2006.

Em um mês, o BB fará licitação para escolher nova empresa para serviços de publicidade. O BB cancelou o contrato com a DNA, de Valério. Segundo Maranhão, todas as operações na área de marketing também foram suspensas.