Título: Depoimento pode ajudar no caso Celso Daniel
Autor: Carlos Marchi e Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2005, Nacional, p. A4

O depoimento oficial do doleiro Toninho da Barcelona à CPI dos Correios, que começou a ser negociado ontem, pode ajudar no esclarecimento do caso da morte do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT). É o que acreditam os parlamentares que estiveram em São Paulo. Toninho afirmou que conhece os doleiros que atuavam para empresários e políticos, em Santo André, num suposto esquema de fraudes na administração pública. "Ele disse que sabe das operações em Santo André e quem eram os doleiros que operavam lá para o PT. Mas ele afirmou que só vai dar os nomes se houver um acordo em relação aos benefícios que ele negocia", afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Segundo o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), Toninho disse que não tinha informações sobre o assassinato do prefeito. A polícia concluiu que ele foi vítima de um crime comum, mas o Ministério Público Estadual, que ainda investiga o caso, acredita que ele tenha sido assassinado, pois teria tentado acabar com uma quadrilha que atuava na prefeitura.

Toninho relatou aos parlamentares que durante a CPI do Banestado, ano passado, o doleiro paulistano Richard Andrew de Mol Van Otterloo o teria procurado para dizer que ele não iria depor naquela comissão.

"Esse doleiro teria dito que estava tudo acertado e que ele não deveria ir depor, pois os deputados iriam querer que ele falasse sobre o caso Santo André", conta Dias. Toninho teria então perguntado o que eles iriam querer saber. "Ele disse que o Richard afirmou que iriam querer saber sobre o homem do esquema de Santo André. Ele não falou quem era, mas usou isso para mostrar que sabe quem é", diz o senador.

Otterloo foi apontado pelo ex-tesoureiro do PPS Rui Vicentini, que denunciou o mensalão em São Paulo, como um dos operadores do dinheiro enviado para o exterior pelo deputado federal José Mentor (PT-SP), relator da CPI do Banestado.