Título: Justiça de Genebra reabre investigação contra Maluf em bancos na Suíça
Autor: Fausto Macedo e Diego Escosteguy
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2005, Nacional, p. A6

A Justiça de Genebra abre mais uma investigação contra o ex-prefeito Paulo Maluf. O juiz Claude Wenger afirmou ao Estado que fez ontem novo pedido de levantamento dos dados de Maluf e solicitou que uma série de bancos internacionais e locais entregasse à Justiça novas informações sobre as movimentações financeiras do ex-prefeito. "Enviei comunicado aos bancos apelando por informações suplementares sobre o sr. Maluf", disse Wenger. É a segunda vez que o juiz faz esse tipo de investigação. Na primeira ocasião, concluída no ano passado, os documentos coletados comprovaram a existência de contas na Suíça ligadas ao ex-prefeito e sua família.

Os primeiros extratos, porém, não foram suficientes para montar a rota do dinheiro, já que grande parte dos recursos teria saído da Suíça antes do início das investigações. Wenger pediu aos bancos informações mais completas, que incluam a origem das movimentações. O foco principal é apurar lavagem de dinheiro.

O advogado de Maluf, Ricardo Tosto, aguarda a posição do governo suíço para se manifestar. O assessor do ex-prefeito, Adilson Laranjeira, disse que o juiz Wenger "não vai encontrar nada" porque "não há nada que prove que o Paulo Maluf tem conta no exterior".