Título: Mabel implora para sair da lista de cassações
Autor: Ana Paula Scinocca e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2005, Nacional, p. A7

BRASÍLIA - O líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO), fez ontem um apelo patético para que o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), retire seu nome do relatório parcial, que será apresentado na semana que vem, listando 18 parlamentares envolvidos no suposto esquema do mensalão. Mabel foi citado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) como um dos responsáveis pelo pagamento de mesada a parlamentares aliados. No último dia 9, Mabel havia defendido que o pedido de cassação de seu mandato no Conselho de Ética da Câmara fosse o primeiro da fila. "Não quero ser protegido. Tenho certeza de que sou inocente. Quero estar na frente da fila", declarou.

Ontem, com a voz embargada e lacrimejando, Mabel implorou para que o relator tivesse "piedade" dele e chamou Jefferson de "delinqüente". "Estão ralando quem já está ralado. Me ajudem. Tenham piedade de uma pessoa. Queria pedir para ser retirado da lista", disse o líder do PL. "A única citação que tem sobre mim na CPI é do delinqüente do Roberto Jefferson", completou. Ele garantiu que não vai renunciar e lembrou que já está sendo investigado pelo Conselho de Ética. "Já estou com minha imagem bem atrapalhada. Não tenho que justificar mais nada."

O apelo do líder do PL não surtiu efeito junto ao relator da CPI. "Não é um processo disciplinar, é um inquérito. Não posso excluir o seu nome", alegou Serraglio. Sem se dar por vencido, Mabel foi até a mesa da CPI e ficou de cócoras ao lado de Serraglio dando argumentos para que o seu nome seja retirado da lista. "Não sou dono da verdade, mas não tenho intenção de voltar atrás", disse o relator.