Título: Alencar diz que não será atingido por denúncias
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2005, Nacional, p. A13

BRASÍLIA - Depois de participar da cerimônia de apresentação dos oficiais-generais recém-promovidos, no Palácio do Planalto, o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, disse em entrevista que não vão conseguir envolvê-lo nas denúncias que estão sendo divulgadas a cada dia. "Podem tirar o cavalo da chuva", declarou ele, ao acrescentar que "acha muito difícil" que se consiga envolver também o presidente Lula. Foi a primeira vez que Alencar falou sobre as declarações do ex-deputado Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, seu partido. Valdemar disse que tanto Alencar, quanto o presidente Lula tinham conhecimento dos acertos financeiros entre o PT e o PL.

"Tudo aquilo que ele (Valdemar) fala é verdade. Houve uma reunião e houve um acordo. Esse acordo está registrado na imprensa no ano de 2002", declarou Alencar ressalvando, no entanto, que o que foi realizado foi "um acordo eminentemente político" e fazendo questão de dizer que estava repetindo palavras do presidente do PL, "porque não mexe com recursos".

Alencar explicou que "aqueles recursos de que fala o Valdemar eram para ajudar nos Estados os candidatos a deputado por causa da verticalização, que perturbou muito a eleição naquele ano, por razões óbvias, e havia determinados Estados em que PL e PT não podiam confirmar a aliança nacional porque houve problemas no passado". Segundo Alencar, foi então preciso fazer "uma compensação de recursos" para que os deputados federais e estaduais pudessem fazer campanhas sem prejuízo. "Só que esses recursos acabaram não sendo pagos porque durante a campanha não houve pagamento de um real sequer. Isso, segundo o Valdemar. Estou repetindo porque eu não mexo com isso."

Indagado se achava que o presidente do PL tentava envolvê-lo nas denúncias, Alencar respondeu: "Eu não acredito porque é muito difícil me envolver. Então quem me conhece.... pode tirar o cavalo da chuva."

O vice-presidente insistiu que, apesar da crise, "as instituições estão preservadas". Para ele, "o importante é que o presidente da República é um homem de bem". Segundo Alencar, além da determinação de Lula ao Ministério da Justiça de fazer uma investigação rigorosa, há paralelamente uma CPI. "E essas comissões têm todo o apoio do Executivo para que o Brasil passe a limpo tudo isso."

SALÁRIOS

Alencar assegurou que a questão dos soldos está resolvida e garantida: 13% em outubro e 10% em agosto do ano que vem. Sobre o fato de o acordo não ter sido publicado até hoje no Diário Oficial, ou não ter sido assinado nenhum papel assegurando o reajuste, Alencar declarou: "A parte de soldos já está resolvida. Não está assinado, mas já está fechado."