Título: CNBB cobra veto a leis que atentem contra a vida
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2005, Nacional, p. A13

A 43.ª Assembléia-Geral da CNBB, que termina hoje em Itaici, município de Indaiatuba, aprovou uma declaração intitulada Exigências Éticas em Defesa da Vida, na qual exige de Lula que seja traduzido em gestos concretos o que prometeu aos bispos, ao afirmar que seu governo "não tomará nenhuma iniciativa que contradiga os princípios cristãos". A promessa consta da carta enviada, na semana passada, ao presidente da CNBB, cardeal Geraldo Majella Agnelo, na qual Lula reafirmava sua "posição em defesa da vida em todos os seus aspectos e em todo o seu alcance". Os bispo esperam que o presidente da República seja coerente com essa posição, "inclusive quando isso exige o exercício de seu poder de veto, seja de projetos de lei, seja de destinação de recursos financeiros".

Na entrevista coletiva, d. Cláudio afirmou que, apesar de prováveis objeções de parte da sociedade e de dificuldades no Congresso, Lula tem não só a possibilidade mas também o dever de vetar projetos que atentem contra a vida humana, como no caso do aborto, por exemplo. "Por isso, ele aceitou ser presidente da República", observou.

Na declaração Exigências Éticas em Defesa da Vida, os bispos manifestam repúdio e inquietude diante de uma série de iniciativas do Executivo (como a "distribuição maciça de preservativos, além de produtos abortivos como o DIU e as assim chamadas pílulas do dia seguinte"), do Judiciário (como medida cautelar do Supremo Tribunal Federal que permitiu o aborto de fetos portadores de anencefalia) e de projetos do Legislativo, "como a Lei de Biossegurança, já aprovada, que permite a utilização de embriões para a pesquisa com células-tronco e várias tentativas de revisão da Legislação Punitiva sobre o aborto".

Com o argumento de que têm responsabilidade na formação ética e moral do povo, os bispos dizem que discordam dessas posições, assim como das "ideologias, lobbies e eventual manipulação de estatísticas que desviam a própria consciência da verdade integral sobre o ser humano".