Título: Previsões para o PIB começam a mudar com bons resultados
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2005, Economia & Negócios, p. B1

RIO - O bom desempenho da indústria no segundo trimestre já está levando a uma nova rodada de revisão das projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2005, desta vez para cima. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) deverá ampliar sua estimativa, que havia sido rebaixada em junho de 3,5% para 2,8%. Ontem, o Instituto de Economia (IE) da UFRJ ajustou sua estimativa de expansão da economia de 3,5% para 3,7%. Os ajustes de projeções estão sendo feitos apesar da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que hoje deverá decidir sobre a manutenção ou não da taxa Selic. O economista do IE/UFRJ, Caio Prates da Silveira, responsável pela análise da conjuntura, disse que os resultados da produção industrial foram positivos e concorda que outras instituições deverão calibrar para cima suas expectativas de crescimento do PIB.

O Ipea deverá ser uma delas. O coordenador do Grupo de Acompanhamento Conjuntural (GAC) do Ipea, Fabio Giambiagi, admitiu ontem a possibilidade de revisão. Ele falou que números dos últimos meses vieram bons, com destaque para a produção industrial de abril a junho. Mas preferiu não informar a nova projeção, que será divulgada apenas em 6 de setembro, com o boletim trimestral da instituição.

O Ipea vinha esperando crescimento do PIB de 0,7% no segundo trimestre, livre dos fatores sazonais. Esta taxa deverá ser superada. No mercado, já há estimativas pouco acima de 1% para o período. Os dados do IBGE mostram que a produção industrial cresceu 6,1% no segundo trimestre, ante igual período de 2004, bem acima dos 3,9% do primeiro trimestre.

COPOM

O ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira disse ontem, em evento no Rio, que uma redução de 0,25 ou 0,50 ponto porcentual na taxa Selic "não significa nada". No mesmo evento, o economista da UFRJ Fernando Cardim comentou que virou "quase um esporte" todo mês fazer apostas para o resultado do Copom. Ambos participaram do seminário "Celso Furtado e o Século XXI", na UFRJ.