Título: Instituto recomenda evitar ida às agências
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2005, Economia & Negócios, p. B5

Dos 27 Estados da Federação, só cinco não deverão ter todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abertas a partir de hoje. No Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, os postos só deverão voltar a atender o público a partir de amanhã. No Rio de Janeiro, a assembléia dos servidores para aprovar ou não o acordo firmado entre o governo e os representantes dos trabalhadores só será realizada sexta-feira. A informação é da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores na Saúde, Previdência e Assistência Social (Fenasps). Para pôr todo o serviço em dia, os postos do INSS que estavam total ou parcialmente parados voltarão a atender o público com horário estendido em duas horas, até que o fluxo de solicitação esteja normalizado. Funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas e nos próximos três sábados (dias 20 e 27 de agosto e 3 de setembro), das 8 h às 12 horas.

Para evitar atropelos, a Previdência Social solicita aos segurados que desejem orientação, protocolar revisões ou recursos que evitem ir às agências nas próximas três semanas. Também orienta os segurados com acesso à internet que façam o pedido de auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte, quando precedida de aposentadoria, pela internet (www.previdencia.gov.br).

Nas três primeiras semanas da volta dos servidores ao trabalho, terão prioridade de atendimento às solicitações por incapacidade, pensão por morte, salário-maternidade e benefícios assistenciais, como o de amparo ao idoso ou portador de deficiência, previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Antes de dirigir-se a uma agência, o segurado também pode buscar orientações sobre o atendimento dos postos e serviços pelo Prevfone (0800-780191), pelo PrevCartas (prevcartas@previdencia.gov.br) ou, ainda, pela página da internet.