Título: Pensionista `morta¿ tenta provar que está viva
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2005, Economia & Negócios, p. B5

SEM SAÍDA: Arlete Buccini Antonioli, de 60 anos, pensionista do INSS há 28, descobriu que tinha morrido no dia 26 de junho deste ano na cidade mineira de Santo Domingos da Prata. Ela foi surpreendida com essa informação quando descobriu que a pensão que recebe, de R$ 2.872, não havia sido depositada no 3.º dia útil deste mês na agência do Banco do Brasil da Rua Voluntários da Pátria, no bairro paulistano de Santana, onde sempre recebeu. "Passei um cheque para transferir o dinheiro do Banco do Brasil para o HSBC e ele voltou", conta Arlete. Sem a quem recorrer para buscar esclarecimento sobre o que tinha acontecido com o seu benefício por causa da greve, ela procurou uma conhecida que trabalha numa agência do INSS. Para sua surpresa, ficou sabendo que o pagamento da pensão tinha sido suspenso por óbito. Ela havia "morrido" nessa cidade que fica a 150 quilômetros de Belo Horizonte.

"Eu nem conheço Belo Horizonte", reclama a pensionista. Inconformada, ela procurou na terça-feira da semana passada a sua agência do INSS. Por causa da greve, foi atendida pelo guarda que levou a sua reclamação a um funcionário interno. A resposta que obteve foi que seria mandado um ofício para sua casa. "Faz uma semana que todos os dias eu vou à agência do INSS, sem solução para o caso", conta. "Tenho de pagar aluguel, condomínio e a prestação do carro.

Quem está me ajudando é o meu filho." Para tentar resolver o problema ela já fez de tudo. A pensionista conta que até telefonou para o cartório da cidade mineira onde estaria registrado o óbito e foi informada que faz dois meses que não morre nenhuma pessoa no município. "Fui à delegacia fazer um boletim de ocorrência atestando que estou viva, mas o delegado não quis lavrar o documento." Arlete não sabe mais o que fazer para provar que está viva. "Estou num beco sem saída", resume. Ela irá ao posto de atendimento todos os dias, até resolver o problema.