Título: A maior apreensão de armas de SP
Autor: Josmar Jozino
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2005, Metrópole, p. C1

Numa chácara em Piracaia, no interior do Estado, mais de 500 armas, como metralhadoras, fuzis, pistolas, espingardas e até granadas. O comerciante Paulo Roberto Monteiro, de 49 anos, diz que o arsenal é apenas uma coleção. Mas a polícia, que prendeu Monteiro em flagrante na madrugada de ontem, tem certeza: as armas estavam sendo alugadas para traficantes de droga e quadrilhas de assaltantes de bancos e carros-forte ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Foi a maior apreensão de armas registrada pela polícia de São Paulo. O comerciante estava sendo acompanhado pelo Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc) havia dois meses, como parte de uma investigação sobre a ação de traficantes e da facção criminosa paulista. Monteiro, que já tem passagem na polícia por contrabando, agora foi autuado por porte ilegal de arma, receptação e novamente por contrabando.

O arsenal estava espalhado por todos os cômodos da casa. Até na cozinha os agentes encontraram equipamentos. A quantidade e a potência das armas surpreendeu os policiais da 5ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), ligada ao Denarc, que fizeram a prisão.

Monteiro tinha sete metralhadoras. Duas, de fabricação francesa, pertenciam ao Exército brasileiro e ainda exibem o brasão da República. O delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Denarc, informou que esse tipo de armamento é normalmente usado por traficantes de drogas em morros e favelas, com o objetivo de impedir operações e intimidar policiais. As metralhadoras podem derrubar helicópteros e perfurar a proteção de carros blindados. Os fuzis localizados em poder de Monteiro também perfuram blindagem.

As metralhadoras francesas podem ser colocadas em tripés ou adaptadas em veículos militares. "Essas armas podem disparar de 900 a 1.000 tiros em poucos minutos. São altamente letais, fabricadas para uso de guerra. Nas mãos de criminosos, representam grande perigo", completou o delegado Eduardo Sala Pita.

POTÊNCIA

Na chácara, foram encontradas ainda uma submetralhadora de fabricação alemã e outra americana, ambas usadas na 2ª Guerra Mundial, além de dezenas de revólveres, pistolas, espingardas, garruchas, baionetas e centenas de caixas de munição. Numa foto encontrada no imóvel, Monteiro aparece ensinando uma criança a manusear armas.

O delegado-titular da 5ª Dise, Fábio Guimarães, disse que muitas armas têm a numeração raspada e pelo menos uma foi, com certeza, furtada da Polícia Civil. "Só isso já serve para desmontar a tese do acusado, que diz ser apenas um colecionador de armas", acrescentou o policial. O Denarc vai pedir a ajuda de uma agência americana para analisar o armamento e tentar descobrir qual sua origem.