Título: Romário depõe e convence a polícia
Autor: Clarissa Thomé
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2005, Metrópole, p. C3

RIO - O atacante Romário confirmou ontem, em depoimento à polícia, que esteve na Rocinha na noite de 18 de maio e chegou a jogar futebol com o traficante Erismar Rodrigues Pereira, o Bem-te-vi. O atacante do Vasco negou ser amigo do criminoso e explicou que foi à favela para um evento beneficente e levou outros jogadores, cujos nomes se recusou a revelar. A polícia soube da presença de Romário na favela em escuta telefônica feita no celular do taxista Gustavo Lima da Silva, preso por transportar armas para o tráfico. Em conversa com um traficante da Vila dos Pinheiros, na zona norte, Silva disse que viu Romário numa festa na Rocinha.

"Romário disse que foi apresentado ao traficante na hora. Ele costuma fazer essas apresentações em comunidades e não configura conduta atípica", disse o delegado Jader Amaral. "Como referencial que é para a juventude, ele deveria evitar contato com criminosos", afirmou Amaral.

Romário negou que tenha visto homens armados ou com drogas. Contou que foi recebido por gente que vestia camisetas com a inscrição Bem-vindo Romário e que sua presença na favela reuniu 2 mil pessoas. Ele foi apresentado a Bem-te-vi, que jogou por 10 minutos no time do atacante do Vasco. No segundo tempo, o criminoso jogou no time adversário. "Ele contou que deu muitos autógrafos, entrevistas para as rádios locais, comeu frutas e saiu da favela à 1h45", disse Amaral.

No depoimento, de 45 minutos, Romário lembrou que nasceu na Favela do Jacarezinho, onde viveu até os três anos. "Ele disse que veio da comunidade e que sempre volta às favelas. Depois da Rocinha, jogou na Vila dos Pinheiros e, no fim do mês, joga em Acari", disse Amaral.

Romário foi à Rocinha no dia em que o taxista Gustavo Lima da Silva entregou a Bem-te-vi três fuzis. O traficante pagou R$ 40 mil pelo armamento, que pertencia à polícia.

Na segunda-feira, será ouvido o advogado Marcelo Santoro de Carvalho, ex-cunhado de Romário. Ele foi flagrado em telefonemas para Bem-te-vi e é apontado como um dos principais elos entre o traficante e jogadores de futebol.

OPERAÇÃO

Um homem ficou ferido numa troca de tiros com policiais civis ontem à tarde na Rocinha. Segundo a polícia, a vítima é um traficante e estava com uma pistola. Mesmo ferido na perna, o bandido fugiu. Na operação, uma caixa com morteiros e duas bombas caseiras foram apreendidas. A operação teve cerca de cem policiais, começou por volta de 10 horas e terminou às 14h30. O objetivo era prender o assaltante Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom, mas ele não foi encontrado. Ele é apontado como líder de uma quadrilha de jovens de classe média.