Título: De moradores de rua a agentes de saúde
Autor: Luciana Garbin e Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2005, Metrópole, p. C4

Os culpados pelo massacre continuam impunes, mas a comoção causada pelo caso teve alguns efeitos práticos. Semanas depois das mortes, governo do Estado e Prefeitura anunciaram iniciativas de apoio aos sem-teto. Um dos projetos que saíram do papel foi o dos agentes comunitários de saúde, em que ex-moradores de rua trabalham cadastrando e encaminhando sem-teto para a rede de atendimento. Onze deles trabalham hoje na Sé, Mooca e Pinheiros. Todos com salário, carteira assinada, conta bancária. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, parceira do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, esse número será ampliado para 42 até outubro. Selecionados pelos moradores de rua, os 11 agentes trabalham das 8 às 17 horas, ligados a Unidades Básicas de Saúde. Saem para atender pessoas que vivem em ruas, praças, sob viadutos e marquises e fazem desde encaminhamentos a postos de saúde até entrega de remédios a quem não pode se locomover. Até julho, 700 sem-teto haviam sido cadastrados.

"Sempre chego dizendo que já fui morador de rua, que vivo em albergue e o que quero é falar de saúde", conta o agente Marivaldo da Silva Santos, baiano de 30 anos que trabalha no Brás. "Alguns desconfiam, acham que você está querendo levar para prender, mas, aos poucos, conseguimos."

O agente Carmo Donizete de Castro, de 39, diz que o atendimento precisa ser integral. "Não dá para desligar a saúde do social. Às vezes, a pessoa precisa ir para a consulta, mas quer estar limpo e não tem como tomar banho."

Outro programa realizado após o massacre foi o das frentes de trabalho para moradores de rua. Das 500 vagas abertas em 2004, 330 foram ocupadas. Passados nove meses do programa, apenas cerca de cem moradores de rua conseguiram emprego. No próximo mês, terá início uma segunda frente de trabalho. Das 500 novas vagas, 459 já estão preenchidas. Participantes recebem R$ 210,00 de bolsa-trabalho, mais R$ 46,64 para a alimentação.