Título: PF acionará FBI para rastrear dólares de Duda
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/08/2005, Nacional, p. A12

Primeira providência será o levantamento do patrimônio e da movimentação financeira de Duda e Valério nos EUA

BRASÍLIA - A Polícia Federal vai acionar o acordo de cooperação policial com o FBI, a polícia federal americana, para investigar a suposta conexão internacional do caixa 2 do PT. O esquema foi revelado pelo publicitário Duda Mendonça, que fez a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 e disse ter recebido parte da dívida petista por meio de depósitos numa conta bancária em Miami de uma empresa offshore que ele teve de abrir nas Bahamas a mando do empresário Marcos Valério de Souza. A primeira providência a ser solicitada ao FBI será o levantamento do patrimônio empresarial, dos bens pessoais e da movimentação financeira de Duda e Valério nos Estados Unidos, país sede do BankBoston International, usado pela dupla para viabilizar as transferências de recursos. Será também pedida a notificação de dirigentes das instituições envolvidas com a transação, o que inclui, além do BankBoston, o Florida Bank e o Israel Discount Bank, também localizados nos EUA.

O dinheiro teria sido pago por meio de uma triangulação que permitiu a remessa ilegal de divisas ao exterior, com origem também ilegal. A PF e o FBI têm acordo de cooperação e já fizeram várias parcerias para investigações, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. A última delas permitiu a prisão de um dos maiores fraudadores da Bolsa de Valores americana. A maior parte das contas e instituições bancárias a serem fiscalizadas está nos Estados Unidos. A única exceção é o Banco Rural Europa, que tem sede na Ilha da Madeira e também teria sido usado no esquema.

A investigação da conexão externa do propinoduto montado por Valério também vai envolver o Departamento Nacional de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça. Todos os dados da investigação serão repassados à CPI, conforme compromisso assumido ontem pela secretária nacional de Justiça, Cláudia Chagas, junto ao Congresso.

Ontem, a PF entregou ao Supremo Tribunal Federal os autos do inquérito do mensalão, com pedido de mais 30 dias para aprofundamento das investigações. Na segunda fase, que deve começar na segunda-feira, serão ouvidos 12 parlamentares acusados de recebimento de recursos de Valério e mais 9 pessoas envolvidas no esquema de caixa 2.

O Ministério da Justiça também vai rastrear as contas que alimentaram a conta de Duda em Miami. Segundo Cláudia Chagas, o dinheiro será repatriado para o Brasil, caso fique comprovado que teve origem ilícita. Integrantes da CPI reuniram-se ontem com a secretária para pedir que o ministério solicite a quebra do sigilo das contas.