Título: Chávez culpa elites e imperialismo pela crise e vê presidente como vítima
Autor: Tânia Monteiro, Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/08/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou ontem que seu colega Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se vítima das elites e do imperialismo dos Estados Unidos, por manter uma orientação progressista e não ter se subordinado aos interesses desses setores. Depois de concluir o seu roteiro na Argentina e no Uruguai, Chávez foi recebido por Lula para jantar, anteontem, na Granja do Torto. Chávez deixou o País com quatro horas de atraso em relação à programação, depois de ter prestado solidariedade a Lula e assistido ao pronunciamento do companheiro pela TV.

"Cada vez que chega um presidente com orientação progressista, que não se subordina às elites de cada país, não se subordina ao imperialismo americano, de qualquer mato salta lebre. Essa é uma situação constante na América Latina", disse. "Atacam homens como Lula para tentar reduzi-los, rendê-los, quebrá-los. Homens como Lula não se rendem, não se quebram. Eu os conheço."

Chávez evitou reiterar uma declaração feita na madrugada a correspondentes estrangeiros, quando afirmou que há uma conspiração da direita no Brasil. Igualmente desconversou, com bom humor, sobre a hipótese de impeachment. "Notei Lula mais fortalecido que nunca. Notei que ele está com uma força moral indômita. Eu o vi como um potro", afirmou.

Questionado se teria vindo ao País para aconselhar Lula, Chávez afirmou que sua motivação fora dar seu "abraço, toda a solidariedade e afeto". E contou que no encontro eles discutiram o projeto de integração energética Brasil-Venezuela.