Título: 'Angustiado', Lula procura Aécio para construir agenda positiva
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2005, Nacional, p. A14

BELO HORIZONTE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ontem ao governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), apoio para a construção de uma "agenda positiva" no Congresso Nacional. Aécio disse que Lula está "angustiado" com "essa avalanche de denúncias que o cercam", mas disposto a discutir projetos importantes para o País no Parlamento, sobretudo as reformas tributária e política. Lula conversou pela manhã por telefone com o governador tucano. "Tivemos uma palavra rápida sobre a crise", disse o governador mineiro. "Eu vejo o presidente angustiado, preocupado. Não cabe a mim entrar em juízo de valor sobre quais são as suas responsabilidades, porque os instrumentos adequados estão fazendo isso", observou. "O presidente estimula que nós possamos estar discutindo tanto a reforma política quanto a reforma tributária. E essa é uma disposição antiga minha."

Disposição que vai ao encontro dos interesses do Palácio do Planalto, de desviar o foco da crise política. Aécio tem reiterado que é a favor da apuração rigorosa das denúncias e punição dos responsáveis, mas destaca sempre que o País não pode se transformar numa "delegacia de polícia".

Ontem, ao participar de uma campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, em frente ao Palácio da Liberdade, ele aplaudiu a proposta de "diálogo" feita por Lula - "ainda com fôlego e disposição para telefonar a um governador de oposição e falar sobre votações congressuais e sobre investimentos administrativos".

CRONOGRAMA

"Acho que começa a ser criado um clima para que nós possamos retomar o processo de votações de matérias importantes para o País", avaliou o governador de Minas. Aécio disse que tem negociado com outros governadores e pretende nas próximas semanas se encontrar com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci.

A idéia é que, com o apoio do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), seja estabelecido um cronograma para a retomada da votação da reforma tributária e de uma nova concepção para o Fundo de Compensação das Exportações - uma reivindicação antiga dos principais Estados exportadores.

Embora classifique como corretas as medidas previstas na reforma política de emergência que está no Senado, Aécio considera que elas "não tocam ainda a fundo como nós precisamos tocar".

"Essas medidas têm esse contorno muito mais de inibir o abuso do poder econômico, de criar mecanismos de fiscalização mais efetivos em relação às doações de campanha", disse o governador, salientando que defende uma "reforma política profunda", que contemple a adoção do voto distrital misto, da fidelidade partidária e do financiamento público exclusivo de campanha. .