Título: Quanto maior o atraso no embarque, maior o lucro
Autor: Juliana Bianchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/08/2005, Metrópole, p. C8

Ao contrário das companhias aéreas, quem tem lojas nos aeroportos passa o dia torcendo para não que haja teto para decolagens, o sistema de computador caia e os vôos atrasem. ¿Quanto mais caótico o embarque melhor¿, diz Alcídia Alves Lucas, dona da loja L¿Avion, em Congonhas. ¿O movimento cresce uns 30% nessas ocasiões¿, diz Silvio Vaz Ferreira, gerente da Cia Tabacalera, no mesmo aeroporto. Lojistas estimam que 80% das compras sejam realizadas antes do embarque e durem no máximo 15 minutos. ¿Nesse momento o cliente está com mais vontade de consumo¿, diz Natal Siqueira de Lucas, gerente da ótica FotoClick. Outro que se beneficia com os eventuais atrasos é o barbeiro José Antônio Magal, que há 20 anos tem salão em Congonhas. Todos os dias ele atende passageiros dispostos a aproveitar o tempo livre. Como ocorreu com o engenheiro carioca Marcelo Soares no dia 8. ¿Estava sem fazer nada, então resolvi cortar o cabelo.¿ Mas a imagem de aeroportos como lugares onde tudo é mais caro ainda é fato ¿ um cafezinho pode custar R$ 3,80 em Cumbica. ¿A gente paga pela praticidade de ter o produto num lugar em que se está confinado e com tempo livre¿, diz o especialista em tecnologia Denis Luciano Rosa.