Título: Duda refaz contas para se ajustar às vacas magras
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/08/2005, Nacional, p. A17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dito que se sente traído por dirigentes do PT e aliados. Mas, na quinta-feira, quem experimentou um gosto de traição foi o publicitário baiano Duda Mendonça, que, com suas campanhas, o ajudou a eleger-se presidente da República em 2002. Na quinta e na sexta-feira, os profissionais da agência de publicidade Duda Propaganda, de Duda Mendonça, faziam cálculos do estrago da perda da conta da Secretaria de Comunicação do Governo Federal. Na quinta-feira, a agência foi informada de que esse contrato não estava renovado, ao contrário do que ocorreu com as agências Lew, Lara e F/Nazca, com as quais Duda Mendonça dividia esse investimento do governo de Lula. Sócio da Duda Propaganda e sobrinho de Duda Mendonça, Ricardo Braga, procurou minimizar, na sexta-feira, essa perda de receita, embora reconheça que isso muda os planos iniciais da agência de encerrar o ano com faturamento de R$ 250 milhões. "Não deixa de ser uma conta que deixamos de atender e para a qual criamos estrutura e contratamos profissionais, mas a vida segue."

Com escritórios em Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e sede em São Paulo e 160 funcionários, a Duda Propaganda, diz Braga, tem hoje 55% da sua receita proveniente de contas publicitárias privadas. Segundo ele, isso faz com que o impacto da saída de uma conta de governo seja menor, mas não deve ser suficiente para evitar cortes.

Entre as contas privadas da Duda Propaganda, destacam-se as da AmBev (institucional e do Guaraná Antarctica), Grupo Pão de Açúcar (CompreBem e Sendas), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Brasil Telecom (telefonia fixa e celular), esta última comandada por acordo de acionistas, em fase de litígio, pelo também baiano Daniel Dantas, controlador do banco Opportunity. Entre as contas públicas, o principal destaque é a Petrobrás, que Duda Propaganda divide com outras duas agências, a Q e a F/Nazca. A outra conta é a do Ministério da Saúde.

Braga disse que a Duda Propaganda, que tem conquistado prêmios nos festivais, nada tem a ver com a Comunicação e Estratégia Política (CEP), onde Duda Mendonça tem como sócia Zilmar Fernandes da Silveira. "É a CEP que trabalha em campanhas políticas. A Duda Propaganda é uma agência de mercado, com a maioria dos clientes privados e cases que mostram sua eficiência em resultados." Mas o que mais tem irritado profissionais de propaganda, especialmente um outro baiano, Nizan Guanaes, é a desinformação quanto ao mercado publicitário. Tem gente que, mesmo passados quase 20 anos da venda da marca DM9 para o publicitário Nizan Guanaes, ainda atribui a Duda seu controle.

"Tem muita informação que não procede e estamos dispostos a responder a todas elas, pois a Duda Propaganda não depende única e exclusivamente do governo para existir."