Título: Templos estão na mira da PF
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/08/2005, Nacional, p. A12

Igreja Universal, com 3 mil templos no mundo, é a mais visada

BRASÍLIA - O mercado brasileiro de publicidade, as empresas de informática e as igrejas evangélicas serão alvos da nova estratégia nacional de combate à corrupção e estarão na mira das futuras megaoperações da Polícia Federal. O governo descobriu que esses três setores tornaram-se grandes ralos de escoamento de recursos de origem ilícita, para alimentar o caixa 2 dos partidos ou para fomentar o mercado da lavagem de dinheiro. A nova política de combate à corrupção inclui uma nova lei de lavagem de dinheiro, cuja minuta será encaminhada à Casa Civil, antes de ser remetida ao Congresso com pedido de votação em regime de urgência. Recursos provenientes de sonegação de impostos, jogos ilegais, crimes contra o patrimônio público e do caixa 2 de empresas ou partidos políticos passariam a ser abrangidos pela nova legislação. Estão sendo estudadas também normas para regular o mercado da propaganda no País, hoje aberto a manobras contábeis, e a arrecadação do dízimo pelas igrejas.

A instituição religiosa mais visada é a Igreja Universal do Reino de Deus. Durante as batidas do mensalão, a PF descobriu dois carregamentos milionários de dinheiro em aeroportos, feitos por pastores da igreja. No episódio mais rumoroso, foram apreendidos mais de R$ 10 milhões em Brasília, transportados em malas pelo deputado João Batista (PFL-RJ), presidente da Universal. Ele alegou que o dinheiro era proveniente de dízimos, mas a PF encontrou indícios de que havia recursos de origem não comprovada.

Todas as igrejas recebem contribuições, mas a Universal vai além ao vender curas e assegurar que Deus dará recompensas a fiéis de mão aberta não apenas no céu, mas aqui na terra. O principal líder da igreja, o bispo Edir Macedo, foi várias vezes denunciado por manipulação da fé e uso de métodos criminosos para obter dinheiro.

Com filiais em 46 países, a Universal faturou US$ 735 milhões em 2003 e ficou no topo da lista das empresas privadas mais rentáveis do Brasil. Conta com mais de 6 milhões de fiéis e 3 mil templos no mundo. Nos 2 mil pontos do Brasil, Macedo e seu exército de 7 mil pastores pregam que, para curar-se, o fiel precisa adquirir "pedras da tumba de Jesus", "a água benta do rio Jordão", "a rosa milagrosa", "sal abençoado pelo Espírito Santo" e outros produtos da sua tenda dos milagres.

Desde os anos 90, a Justiça brasileira investiga a igreja e seus líderes por supostos vínculos com o Cartel de Cali e com a lavagem de dinheiro.