Título: CPI já planeja convocar chefe de gabinete do ministro
Autor: Ricardo Brandt e Gustavo Porto
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/08/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - A CPI dos Bingos já planeja convocar Juscelino Dourado, chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. O líder da minoria no Senado, José Jorge (PFL-PE), disse que aguarda redução da fila de requerimentos para apresentar a convocação de Dourado. O chefe de gabinete é suspeito de ter facilitado acesso do advogado Rogério Buratti à Fazenda, como revelam grampos telefônicas. A convocação do ministro Antonio Palocci pela CPI depende do que disser Buratti no depoimento que prestará amanhã. O advogado afirmou, na semana passada, que Palocci recebia mesada de R$ 50 mil de empreiteira. Palocci negou tudo.

O relator da CPI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), não vê necessidade de chamar o ministro agora. "Estamos esperando que Buratti traga algo a mais, fatos novos ou provas documentais. Só aí acredito que haja necessidade de chamar o ministro", disse. "O ministro já deu explicações convincentes. Temos que pesar e medir essa diferença."

O senador José Jorge já tem pronto um requerimento pedindo a convocação de Palocci, mas também decidiu esperar a fala de Buratti. Mas José Jorge acha que basta Buratti confirmar o que disse ao Ministério Público paulista para que Palocci tenha de dar explicações. "Depende da convicção com que ele falar e dos detalhes que der. Ministro é como a mulher de César: não pode apenas ser honesto, tem de parecer", afirmou.

Os senadores querem apertar Buratti e esperam que ele fale bem mais do que no primeiro depoimento, há cerca de 10 dias, quando o advogado nada contou de relevante. Agora, os senadores querem que ele fale da propina supostamente paga a Palocci e das supostas contribuições de bingos do Rio e de São Paulo para a campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.