Título: TCU deve analisar cartões corporativos
Autor: Gilse Guedes e Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/08/2005, Nacional, p. A12

BRASÍLIA - O Tribunal de Contas da União (TCU) deve aprovar amanhã o pedido de auditoria sobre os cartões de crédito corporativos que são hoje utilizados por 66 órgãos da administração federal direta. É com esses cartões que funcionários de ministérios e da Presidência da República, entre outros, pagam despesas feitas em serviço, especialmente com hotéis e passagens em viagens de trabalho, sem que seja necessário empenhar previamente os recursos destinados a cobrir os gastos. Encarregado de levar ao pleno do tribunal o pedido de auditoria feito pelo Congresso, o ministro Ubiratan Aguiar explica que solicitação semelhante também foi feita pelo procurador federal Marinus de Vries.

Uma vez aprovado o pedido, o presidente do TCU, Adylson Mota, designará uma comissão de técnicos para contabilizar todas as despesas pagas com os cartões no governo Luiz Inácio Lula da Silva. A auditoria só deverá começar a partir da próxima semana.

OPOSIÇÃO

Segundo o líder da oposição no Senado, José Jorge (PFL-PE), seu partido começou a insistir na cobrança do detalhamento dessas despesas depois de averiguar que o custo dos cartões corporativos aumentou muito no governo Lula.

O pefelista reconhece que existe um decreto protegendo o sigilo de despesas feitas na área de segurança, o que inclui o Gabinete Militar da Presidência e a Abin. Mas o que o Congresso quer saber é quanto e em que os funcionários do governo estão usando o cartão corporativo em tarefas que nada teriam de sigilosas.

"O que provoca desconfiança é o fato de o governo não querer de forma alguma que se abra esses cartões, que pagam despesas públicas", cobra o senador José Jorge.