Título: Especialistas vêem perspectivas ruins para Rodada Doha
Autor: Adriana Chiarini
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/08/2005, Economia & Negócios, p. B9

RIO - A quatro meses da reunião ministerial de Hong Kong, as perspectivas para a rodada de negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) que começou em Doha em 2001 como a "rodada do desenvolvimento" são ruins. Há grande risco de a primeira rodada a negociar agricultura, entre outros temas, terminar só com reduções tarifárias insuficientes para o aumento no fluxo de comércio. A avaliação foi feita por especialistas reunidos ontem no seminário Organização Mundial do Comércio - Evolução e Perspectivas, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro.

O presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), Marcos Jank, é um dos que alertam para o risco de "corte de água". Ele lembrou que a Rodada Doha começou ambiciosa, mas depois houve retrocessos como a aprovação, em 2002, da nova lei agrícola dos Estados Unidos e a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) da União Européia em 2003. Para Jank, o Brasil precisa ter cuidado para evitar que aumentem as proteções à agricultura nos países em desenvolvimento.

Para o coordenador de cursos e projetos do Centro de Estudos Agrícolas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro de Rezende Lopes, o que realmente aumentaria o fluxo de comércio e expandiria as exportações brasileiras seria o aumento do acesso à mercados. Mas a estratégia do Brasil com o G-20 limita as reivindicações do País nessa área porque integrantes importantes, como China e Índia, estão em posição defensiva quanto a acesso as mercados. Lopes disse que as propostas do G-20 de julho de 2004 "dedicam apenas 13 modestíssimas linhas a acesso a mercados".

Para o chefe da Divisão de Agricultura e Produtos de Base do Itamaraty, Flavio Soares Damico, medidas que retirem subsídios da agricultura, como os dos Estados Unidos e da Europa, "e tirem água da tarifa consolidada trazem ganhos também porque aumentam a previsibilidade".

Damico observou que há muitos anos não está ocorrendo abertura no mercado e mesmo assim as exportações brasileiras do agronegócio cresceram muito. Ele explicou que, para ser bem-sucedida a Rodada Doha, é preciso encerrar a reunião ministerial de dezembro em Hong Kong.