Título: Mulheres respondem por 33% do consumo de cerveja no País
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/08/2005, Economia & Negócios, p. B15

As mulheres já respondem por 33% do consumo brasileiro de cerveja, que movimenta anualmente R$ 10 bilhões. O dado do Ibope Mídia, que acaba de ser divulgado, é curioso por conta do foco das campanhas publicitárias do produto no consumidor masculino, mesmo que, vez ou outra, as cervejarias busquem quebrar a regra. Quem pensa que essas consumidoras não têm preocupação com a silhueta erra redondamente. Segundo o Ibope, 81% das mulheres que consomem cerveja se mostram muito preocupadas com a imagem pessoal, mais do que as mulheres em geral (74%).

As consumidoras de cerveja também parecem ser mais ativas em termos de opções de lazer que envolvem outras pessoas e atividades fora do âmbito doméstico, segundo o Ibope, e a cerveja é um dos ingredientes dessa sociabilidade.

Já no marketing, a estabilidade de vendas reflete uma retração nos investimentos. Enquanto o investimento publicitário total no Brasil aumentou 21% em termos nominais do segundo trimestre de 2004 para o mesmo período de 2005, segundo o Ibope, o investimento do setor de refrigerantes apresentou redução de 8% e o de cervejas, crescimento de 10,6%.

Para o Ibope, esse comportamento tem a ver com a estabilidade nas vendas. Depois de um período de crescimento, em que o consumo per capita no País chegou a 51 litros em 1997, a média anual estacionou em 47 litros - em 2004 foi de 47,6.

Esse consumo per capita ainda está distante do de países como Estados Unidos (84 litros) e Espanha (84), e não chega à do consumo na República Checa (158) e na Alemanha (117 litros).

Por isso, o Ibope acredita que o momento atual da indústria é de oferecer produtos em nichos de mercado, onde possa aumentar a rentabilidade face à estagnação no consumo per capita.

Já no mercado de refrigerantes, o Brasil é o terceiro país em consumo per capita, com 65 litros, atrás dos Estados Unidos (198 litros) e do México (147 litros). A produção de 12,2 bilhões de litros em 2004 representou um aumento de 6% ante os 11,5 bilhões de 2000, quando o consumo per capita havia atingido 66 litros.

DIET

O Ibope verificou que os refrigerantes diet/light já respondem por 8,5% do total consumido no mercado brasileiro. Entre os consumidores de refrigerantes, 31% consomem esse tipo de bebida com freqüência, ante uma fatia de 26% no início da década. Esse consumidor está sempre preocupado com a saúde e a forma física, mas o Ibope também descobriu que 65% se dão ao direito de sair da linha ocasionalmente.