Título: Ministro teve êxito em sua estratégia
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/08/2005, Nacional, p. A4

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, deu uma resposta política às questões pessoais que ameaçam desestabilizá-lo no cargo. Teve êxito nessa estratégia. Ele exibiu a segurança e a habilidade política que faltaram ao Palácio do Planalto ao longo de toda a crise e pode ter aberto um novo caminho de defesa da Presidência Lula.

Palocci falou especialmente para os mercados e disse o que provavelmente seus agentes desejariam ouvir. Ele tirou o tom ressentido das estratégias defensivas que o governo usava e reconheceu a contribuição de governos passados, citando os de Sarney e Fernando Henrique, para construir os bons fundamentos atuais da economia brasileira.

O resultado hoje, disse, é que esses fundamentos são capazes de resistir a crises políticas por si mesmo.

Do ponto de vista pessoal, Palocci evitou subterfúgios. Ele subestimou seu papel para a estabilidade econômica ao revelar que teve tranqüilidade para oferecer a Lula as opções de demiti-lo ou afastá-lo temporariamente. Deu assim um exemplo prático de como agirá para enfrentar a parte da crise que o atinge ao prometer que não usará jamais a sensibilidade da economia para se manter no cargo.

O presidente preferiu confirmá-lo. Concordou com a análise do ministro, a ser testada hoje na abertura dos mercados. Palocci convenceu Lula de que a economia não reagirá negativamente à sua eventual substituição - caso em algum momento ela seja necessária -, desde que os agentes econômicos estejam convencidos de que as atuais políticas da Fazenda e do Banco Central serão mantidas.

Por isso, ele frisou várias vezes: a política econômica é do presidente e ele é o seu principal avalista.