Título: Buratti pode ser processado
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/08/2005, Nacional, p. A5

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou ontem que discutirá nesta semana com seus advogados quais medidas jurídicas poderão ser tomadas contra o seu ex-secretário de Governo na prefeitura de Ribeirão Preto, o advogado Rogério Buratti e os procuradores paulistas responsáveis pela divulgação do seu depoimento, antes de sua conclusão, na última sexta-feira. Palocci adiantou, ainda, que apelará ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, contra os procedimentos do Ministério Público paulista. Palocci relatou várias vezes que havia se reunido com o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho, para verificar se havia sido citado nas gravações dos telefonemas de Buratti - que teve os telefones monitorados por oito meses, com autorização judicial. Rebello Pinho dissera que não. Dois ou três dias depois, o procurador-geral telefonou para Palocci e reiterou a informação.

Por isso, explicou Palocci, estranhou a atitude dos procuradores que tomaram o depoimento de Buratti sobre o suposto pagamento de propinas pela empresa Leão Leão.

PRESSÃO

Ele sugeriu que o depoimento de Buratti pode ter sido influenciado pelas pressões e condições de sua prisão. A possibilidade de ser liberado em troca da delação premiada foi outro ponto que, segundo Palocci, pesou na hora de fazer a denúncia.

O ministro citou declarações do próprio defensor de Buratti, o criminalista Roberto Telhada. "Pelo relato do advogado dele, ele ficou muito constrangido com as algemas e a roupa da prisão."

Palocci assegurou que não guarda rancores de Buratti e não se sente traído, porque já não mantinha nenhuma relação com o ex-secretário. Disse, ainda, que pretende encaminhar uma carta a Alckmin cobrando serenidade do Ministério Público paulista na investigação do caso.

Questionado sobre a hipótese de provas terem sido forjadas para incriminá-lo, Palocci mostrou-se surpreso. "Não vou chamar isso de forjar informações. Quero esclarecer. Não vou me valer da máxima de que outro fez pior. O que fiz, quero esclarecer."