Título: Colonos vagam por cidade fantasma
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/08/2005, Internacional, p. A18

NEVE DEKALIM, FAIXA DE GAZA - Neve Dekalim (Oásis de Palmeiras em hebraico) parecia uma cidade fantasma na noite de ontem, depois de um dia de ânimos exaltados. Pelas ruas do maior assentamento da Faixa de Gaza, que já teve 3 mil habitantes, o que mais se vê agora é lixo, entulho, restos de pneu, garrafas e caixas de papelão queimadas. Poucas centenas de moradores que insistem em ficar passeiam pelas ruas. O único local com certa vida é a maior sinagoga local, onde cerca de mil jovens que entraram ilegalmente na Faixa de Gaza decidiram se enclausurar. A sinagoga é o principal alvo do Exército. As tropas querem retirar à força todos os infiltrados para só depois ir de porta em porta para remover os colonos que insistem em ficar.

Neve Dekalim não estava na lista das primeiras colônias a ser desocupadas, mas foi a primeira a receber milhares de soldados por causa dos mais de 3 mil fanáticos, a maioria vindos de colônias na Cisjordânia. que decidiram atrapalhar a retirada. "É absurdo. Deveria ser proibido destruir uma comunidade tão importante quanto esta, em terra sagrada para os judeus", disse Boaz Kedumin, de 24 anos, vindo de Ytzhar, na Cisjordânia. Ele concluiu o serviço militar obrigatório há três meses e disse ter nojo dos soldados que participam da desocupação.

O porta-voz do primeiro- ministro Ariel Sharon, Raanan Guissin, disse ao Estado que os soldados estão dando uma aula de como reagir em situações em que o oponente não é um inimigo: "Essa operação será lembrada pela calma e desapego dos soldados numa missão inédita."