Título: Buratti foi homem forte na prefeitura de Ribeirão
Autor: Brás HenriqueGustavo Porto
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/08/2005, Nacional, p. A4

Além das fazendas já identificadas pela promotoria, uma quarta propriedade rural pode ter sido negociada por Rogério Tadeu Buratti. Os grampos telefônicos obtidos judicialmente indicam a compra de uma fazenda em Catalão (GO). Os negócios teriam ocorrido entre julho e agosto do ano passado. Em uma das conversas, gravada em 23 de agosto, Buratti fala com um homem identificado como Reildo. Ele falam sobre a compra de terras em Catalão. Para a promotoria, ele já havia comprado um área de Reildo e negociava outra de produção de gado e de soja.

A compra das fazendas é investigada pela promotoria para se comprovar o enriquecimento ilícito do acusado.

Buratti chegou a Ribeirão Preto em 1992, pilotando um Fusca, para coordenar a campanha de prefeito do ministro Antonio Palocci. Hoje, seu patrimônio pode ultrapassar os R$ 3 milhões.

Desconhecido na cidade, Buratti veio de Osasco, onde participou da fundação do PT.

Ele foi também assessor parlamentar dos deputados federais José Dirceu e João Paulo Cunha e do ministro Antonio Palocci, quando eles eram deputados estaduais.

Em Ribeirão, Buratti foi secretário de Governo na gestão Palocci entre 1993 e 1994. Ele foi exonerado após ser flagrado em um grampo feito por ele mesmo cobrando propina de um empreiteiro local.

No mesmo ano em que foi afastado do cargo, Buratti criou a Assessorarte Serviços Especializados. A empresa atua na área de reorganização administrativa e concursos públicos. Ao lado de Buratti na empresa está Luiz Prado, ex-secretário de Administração da prefeitura de Jaboticabal, na época em que era administrada por José Giacomo Baccarin (PT) - suplente eleito de Aloizio Mercadante no Senado - e ex-funcionário da prefeitura de Ribeirão.

Além da empresa, Buratti atuou como executivo do grupo Leão Leão, grupo que presta serviços para a prefeitura de Ribeirão Preto, onde ocupou vários cargos. A empresa foi a maior doadora da campanha de prefeito de Palocci em 2000.

Buratti trabalhou ainda como assessor especial da prefeitura de Matão, cidade do interior do Estado administrada pelo PT. E que também contratou a Leão Leão para realizar serviços de limpeza pública. O prefeito que ocupava o cargo na época, Adauto Scardoelli (PT), foi eleito no ano passado e cumpre seu segundo mandato.